O REINO DE DEUS NA PRAXE PASTORAL DE DOM HELDER CAMARA À LUZ DO HUMANISMO INTEGRAL DE JACQUES MARITAIN

SILVA, Diego Henrique Sanches Da ¹; CABRAL, Raquel Cavalcante ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Expõe-se em breve síntese o percurso adotado na presente pesquisa, partindo-se da ação pastoral de dom Helder Camara e sua confrontação com o Humanismo Integral de Jacques Maritain e a categoria Reino de Deus, cotejando como essas perspectivas dialogaram no pensamento e na ação pastoral de dom Helder Camara. OBJETIVOS: Verificar como o contato com a filosofia do Humanismo Integral ensejou mudanças na cosmovisão e na pastoral de dom Helder Camara na promoção do Reino de Deus, que passou a se voltar para uma promoção social transformadora. MATERIAIS E MÉTODO: Utiliza-se como material e método a revisão bibliográfica, especialmente as obras de Pilete e Praxedes (2008), sobre a vida de dom Helder Camara, e a tese de doutoramento de Raquel Cavalcante Cabral (2021), sobre a categoria Reino de Deus no pensamento e na práxis pastoral de dom Helder, além de artigos e obras de menor alcance. RESULTADOS: Observa-se, de fato, após a análise dos materiais e sua discussão, que a filosofia do Humanismo Integral de Jacques Maritain promoveu uma mudança de perspectiva e de pensamento em dom Helder Camara, fazendo-o passar do Integralismo conservador para o pluralismo democrático. Com efeito, após seu contato com referida filosofia, padre Helder Camara rompeu com o pensamento conservador e ultramontano, para adotar posições de diálogo, pluralidade e democracia. Ademais, toda sua ação pastoral, que já se dedicava a melhoria das condições de vida das classes trabalhadoras, passou a contar com uma especial e preferencial atenção aos mais pobres e vulneráveis, sempre em busca da promoção da justiça social e da dignidade da pessoa humana. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se pela confirmação do objetivo principal da presente pesquisa, qual seja, a leitura da obra Humanismo Integral, de Jacques Maritain, por dom Helder Camara, ainda padre, realizou uma mudança profunda no seu entendimento sobre a evangelização e ação pastoral, voltada para a efetivação social e concreta do Reino de Deus.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Dom Helder Camara; 2. Humanismo Integral; 3. Reino de Deus; 4. Integralismo; 5 Justiça.