TENSÕES NA APLICABILIDADE DE CONCEITOS ACADÊMICOS ÀS PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO

DOMACOSKI, Isabela Martins ¹; SILVA, Caio Augusto Camargo Da ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Negócios Internacionais – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo analisa as tensões entre a aplicabilidade de conceitos acadêmicos e as práticas profissionais percebidas por estudantes e egressos de um mestrado profissional em gestão de cooperativas OBJETIVOS: Tendo como objetivo geral a análise dessas tensões, enquanto os seus objetivos específicos incluem a análise de conceitos e de teorias de um ementário de mestrado em gestão de cooperativas, a investigação das práticas profissionais por meio de entrevistas e a análise e explicação das tensões percebidas MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada foi qualitativa, com entrevistas semiestruturadas para captar a complexidade das percepções dos gestores. A análise de conteúdo foi aplicada para identificação de padrões e temas recorrentes nas respostas dos entrevistados RESULTADOS: Os resultados mostram uma grande diferença entre a teoria e a prática, com gestores enfrentando dificuldades na implementação de governança participativa e transparente, enfrentando resistências culturais e estruturais, bem como a manipulação da essência do cooperativismo, uma vez que, as práticas tendem a se desviar para atender às pressões de mercado. A análise do ementário do mestrado revelou uma base teórica sólida, bem como mostra que ferramentas de gestão como o Balanced Scorecard e normas ISO foram adaptadas para o contexto cooperativo CONSIDERAÇÕES FINAIS: A discussão destacou a importância de uma formação contínua para fortalecer os princípios cooperativistas e adaptar as práticas de gestão às necessidades das cooperativas. Conclui-se que a divergência entre teoria e prática pode comprometer a essência cooperativista e levar a uma implementação superficial de práticas de gestão. É crucial uma abordagem equilibrada que combine teoria e prática para garantir a sustentabilidade e o sucesso das cooperativas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Gestão; 2. Cooperativas; 3. Mestrado em Gestão; 4. Tensão; 5. Modas Gerenciais.