EFICÁCIA E PRATICABILIDADE DE HERBICIDAS PÓS-EMERGENTES APLICADOS EM MISTURA DE TANQUE NA CULTURA DO FEIJOEIRO COMUM, PHASEOLUS VULGARIS

PONTE, Guilherme Morato ¹; IUNG, Mauricio Cesar ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O cultivo do feijão é uma cultura de grande importância a diversos países do mundo todo. Apesar de seu consumo ser predominante no país de produção, a cultura do feijão também desempenha um papel significativo no comércio internacional de alimentos, proporcionando renda para agricultores e contribuindo para a segurança alimentar global. Dessa forma, a busca por manejos químicos com diferentes misturas para controle das plantas daninhas, tem sido cada vez maior em função de minimizar a exposição do aplicador ao produto químico e para proporcionar um ambiente mais sustentável. Existem diversos modelos de moléculas químicas que são liberadas para utilização na cultura do feijão como o fomesanfen, bentazona e o cletodin, essas moléculas são diretamente utilizadas na aplicação pelos produtores para controle de plantas daninhas, como plantas denominadas folha largas e folhas estreitas. OBJETIVOS: o presente trabalho teve como objetivo realizar aplicações isolados e em diferentes misturas, de forma que analisando o seu nível de controle e injúria, se em misturas teriam um nível eficiente de controle e um baixo nível de toxicidade ao feijão. MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizados oito diferentes tratamentos com os produtos FLEX (Fomesafem-250 g/L), BASAGRAN 600 (Bentazon-600 g/L) e SELECT (Cletodin-250 g/L), onde um era a testemunha suja e outro a testemunha limpa, os tratamentos foram realizados com aplicações solteiras e em diferentes misturas. RESULTADOS: Os tratamentos com melhores níveis de controle foram com aplicações solteiras dos latifolicidas, já os tratamentos onde foram aplicadas todas as moléculas químicas em misturas, os níveis de controle foram ineficientes, ou seja, o controle não se tornou eficaz. A injúria sobre a cultura em decorrência dos tratamentos, foram significantes somente sete dias após a primeira aplicação, mas 14 dias após a primeira aplicação o nível de injúria já se tornou insignificante. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os tratamentos demonstraram que a maior eficiência provém de aplicações que são feitas com os latifolicidas sozinhos, pois os tratamentos com misturas de latifolicidas e graminicidas, tornaram o stand com controle insuficiente em comparação aos tratamentos sem misturas.

PALAVRAS-CHAVE: Manejo de plantas daninhas; Sustentabilidade; Defensivos agrícolas; IPR Tuiuiú;

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.