HAMBRUSCH, Juliana Lopes ¹; MARQUES, Rosine Hasson ³; SILVA, Eduardo Damiao Da ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução. Este projeto faz parte de um projeto mais amplo que visa identificar a influência das emoções no processo de decisão estratégica dos conselheiros de administração de clubes de futebol. Para alcançar este objetivo, foram estruturados alguns projetos que representam contribuições intermediárias necessárias para a sua consecução. As decisões dos gestores são um tema recorrente nas pesquisas de estratégia, mas com o aumento da adoção de estruturas de governança corporativa, torna-se cada vez mais necessário estudar o processo decisório dos órgãos de governança, sendo o mais importante deles o conselho de administração (CAD). Um desafio importante é a utilização de recursos metodológicos adequados para a pesquisa sobre emoções, o processo decisório estratégico e essa dinâmica no nível da governança das organizações. O projeto original resolveu enfrentar o desafio de realizar essa investigação no âmbito da governança dos clubes de futebol no Brasil. OBJETIVOS: Objetivos. O objetivo deste projeto específico, como parte do projeto maior, é contribuir com o quarto objetivo específico do projeto original, que é realizar uma comparação aprofundada da metodologia multimétodos para a identificação das emoções por meio de softwares de identificação de expressões faciais (FaceReader, INTERACT, I-Motions, GSEQ, LINCE PLUS, HOISAN), mapeamento de perfil psicológico e expressões corporais. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Foram estudadas neste projeto a aplicabilidade das ferramentas: INTERACT, I-Motions, GSEQ, LINCE, LINCE PLUS e HOISAN. No projeto PIBIC do ano anterior, essas ferramentas foram descritas e analisadas de acordo com a sua descrição técnica para avaliar o potencial de aplicação na pesquisa sobre emoções e processo decisório. Neste projeto, as ferramentas foram analisadas, assim como outros softwares, quanto à aplicabilidade em situações reais descritas em artigos científicos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, aplicando a técnica de snowballing, também conhecida como “bola de neve”, como parte integrante do processo de identificação e coleta de referências relevantes. A análise dos artigos selecionados permitiu a avaliação da aplicabilidade dos métodos mistos e multimétodos, aplicados de forma complementar na pesquisa que envolve a identificação da influência das emoções. Foi analisada a aplicação do Big Five, como técnica para analisar o perfil psicológico, assim como os softwares Face Reader e softwares de expressões corporais, como multimétodos complementares para identificar e analisar as emoções no momento do processo de tomada de decisões. RESULTADOS: Resultados. Os resultados revelaram que as ferramentas GSEQ e HOISAN são amplamente utilizadas nesse modelo de análise e método. Na maioria dos estudos, essas ferramentas desempenham um papel crucial na identificação de padrões emocionais e de relações comportamentais significativas, além de analisar interações complexas e oferecer análises tanto qualitativas quanto quantitativas. Além disso, o Face Reader, assim como as expressões corporais, são fundamentais para complementar a estrutura metodológica adequada para a pesquisa de emoções. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusões. O estudo concluiu que a combinação de múltiplos métodos de medição e a utilização de diversas ferramentas analíticas não só aumentam a precisão e a validade dos resultados, mas também proporcionam uma visão mais holística dos fenômenos estudados.

PALAVRAS-CHAVE: Governança; Emoções; Estratégia Comportamental; Métodos Mistos; Clubes de Futebol.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.