UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL

BECKER, Mariana Eifler ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda)
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho, inserido no Portal Observa, que visa criar e disponibilizar um espaço virtual para a divulgação de conteúdos voltados para professores e alunos, além de promover novas maneiras de ensinar e aprender no contexto universitário. O início da pesquisa consistiu em estudar o conceito de marketing digital, que ocorreu principalmente pelo artigo “Comunidade de prática de redes sociais como processo de formação para professores e licenciandos” (Oliveira; Carvalho, 2023) e o relatório “Compartilhamento da prática pedagógica nas redes sociais para o desenvolvimento profissional do docente no ensino superior” (Pereira, 2023). Pereira contribuiu com as técnicas que devem ser usadas para melhor alcance das postagens do Portal Observa. Chegando a conclusão foi que os reels (postagens em forma de vídeo), possuem maior adesão do público; as postagens que possuíam cores sólidas como capa são menos acessados. A busca por uma identidade marcante favorece que sejamos reconhecidos no meio docente fortalecendo um público-alvo que reconhece a marca sempre que a vê. Enquanto Oliveira e Carvalho expõe que há um crescente interesse dos professores em utilizar as mídias sociais como forma de ensino. OBJETIVOS: A pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios a produção de material de divulgação que ao mesmo tempo em que utiliza os conceitos de marketing digital mantenham uma linguagem adequada ao contexto dos seus usuários. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto realizou-se um estudo sobre o conceito de marketing digital por meio de artigos científicos. A produção de conteúdo, embora compartilhada com outros membros do Observa, resultou em nove postagens próprias da autora, resultados da pesquisa feita anteriormente, seguindo o planejamento apresentado no plano de trabalho. Os objetivos incluem solucionar problemas de comunicação entre produtores de conteúdo e professores, melhorando a apresentação do Portal Observa através do estudo teórico do marketing digital, o qual mostrou o melhor horário para a realização das postagens. RESULTADOS: A análise dos posts antigos do Observa permitiu identificar fragilidades e definir quatro tipos de publicações: informativos, de propaganda, de redirecionamento e de convite para professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa concluiu que a padronização e a segmentação do conteúdo são essenciais para um maior engajamento, recomendando futuras investigações sobre o público-alvo e a aplicação prática das práticas inovadoras divulgadas nas redes sociais, principalmente por estudantes das áreas de jornalismo, marketing e publicidade.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing Digital; Divulgação de Conteúdo; Engajamento; Portal Observa; Educação Universitária

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.