DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA E A FUNCIONALIDADE DA CIDADE

NETO, Felipe Gubert ¹; TRANJAN, Leonardo Kenji ³; ROSA, Altair ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O rápido crescimento urbano, aliado às mudanças climáticas, pode estar causando problemas significativos nas cidades de todo o mundo e exigem soluções eficazes e sustentáveis. A urbanização descontrolada frequentemente resulta na impermeabilização do solo, aumento do escoamento superficial e maior vulnerabilidade a eventos climáticos extremos, como alagamentos, enchentes e secas. No entanto, existem obstáculos na implementação de SBN (Soluções Baseadas na Natureza) para drenagem sustentável, incluindo a escolha do método de dimensionamento mais adequado e eficaz. OBJETIVOS: : Este projeto tem como objetivo investigar, através da revisão sistemática da literatura, os métodos de dimensionamento e monitoramento de sistemas de drenagem urbana sustentável mais eficientes e amplamente utilizados. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada consistiu em uma revisão sistemática da literatura, utilizando técnicas avançadas de classificação por leitura e operadores booleanos para conduzir a pesquisa em bases de dados previamente selecionadas. As bases de dados utilizadas foram a Web of Science e a Scopus, nas quais foram aplicadas consultas estruturadas, resultando nos dados apresentados a seguir. RESULTADOS: Em uma primeira busca, foram identificados 6.399 artigos na base Web of Science e 3.311 artigos na base Scopus. Após um rigoroso processo de refinamento das buscas, com critérios de exclusão, foram selecionados 50 artigos, dos quais foi possível levantar 30 metodologias distintas. Através da tabulação dos dados, com destaque para estudos recentes, últimos 10 anos, foi possível chegar a metodologias de dimensionamento de monitoramento de SBN’s para drenagem urbana. Destacando-se, sensoriamento remoto (SAR), sistemas de informação geográfica, a equação IDF, SWMM, algoritmos, HydroWorks e redes neurais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa confirma a existência de uma lacuna na literatura especializada no que diz respeito à escolha de métodos para o dimensionamento e monitoramento de Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) em drenagem urbana. Embora existam diversas abordagens para monitorar e dimensionar sistemas de drenagem urbana sustentável, também se evidencia a necessidade de aprimorar as técnicas existentes ou de combinar diferentes métodos, considerando as especificidades do local de implementação.

PALAVRAS-CHAVE: Mudanças climáticas; Drenagem Urbana sustentável; Métodos de dimensionamento e monitoramento; Técnicas compensatórias