MAPEAMENTO DO EFEITO DA ORIENTAÇÃO PARA SERVIÇO NO DESEMPENHO
INTRODUÇÃO: As pesquisas relacionadas à Orientação para o Serviço no Desempenho têm se intensificado nos últimos anos, e demonstram uma grande correlação ao marketing da empresa e como ela é vista pelos consumidores, visto que o desempenho no serviço oferecido por uma organização, interfere diretamente em sua performance como um todo. Identifica-se também, algumas lacunas nas pesquisas já existentes sobre o tema, o que indica uma grande oportunidade de pesquisa. OBJETIVOS: Dessa forma, este estudo tem como principal objetivo mapear a literatura que trata sobre o tema de Orientação para o Serviço no Desempenho. MATERIAIS E MÉTODO: Na busca por reunir dados fidedignos e promover um melhor direcionamento ao tema, o estudo foi elaborado de forma a seguir uma base teórica abrangente, descrita através de pesquisas preliminares. Para a realização desse estudo, utilizou-se de duas bases de dados para a análise bibliométrica, a Web of Science e a Scopus, envolvendo uma busca refinada que permite a identificação correta para resultados de estudos anteriores, pois tratam-se de bases expressivas que facilitam a busca. Para obter uma análise visual mais proeminente, utilizou-se dos resultados encontrados nas bases Web of Science e Scopus para a integração com o software VOSviewer, responssável por formar mapas a partir de clusters que agrupam as palavas-chave mais utilizadas e citadas nos
estudos, melhorando assim a compreensão sobre a corelação entre os subtemas e os autores citados. RESULTADOS: Por meio dos dados selecionados para o estudo bibliométrico, notou-se que o Serviço no Desempenho é um tema estudado a décadas, possuindo assim, uma base teórica forte, que foca principalmente na percepção do cliente sobre a empresa a partir do serviço desempenhado. Com a categoria principal de análise sendo a Orientação para o Serviço no Desempenho, utilizando os materiais fornecidos pelas bases de dados, bem como as ferramentas do software VOSviewer, as palavras mais utilizadas nos estudos foram identificadas assim como Performance, Orientação para o Mercado, Desempenho da Empresa, Inovação e Orientação Empresarial. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Houve também a abordagem de conceitos e modelos criados por autores relevantes para o Serviço no Desempenho, o que demonstra uma forte ligação entre o Serviço no Desempenho e o Desempenho geral da organização, bem como especificamente sua relação com os clientes e a sua colocação no mercado em geral, sendo utilizado muitas vezes no próprio desenvolvimento do marketing, e levando a um possível benefício competitivo
PALAVRAS-CHAVE: 1. Serviço; 2. Serviço no Desempenho; 3. Orientação Empresarial; 4. Performance; 5 Desempenho da Empresa.