TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

FARHAT, Pedro Pastuch ¹; MACEDO, Nayara Flores ³; SOUZA, Paulo Henrique Couto ³; ALANIS, Luciana Reis Azevedo ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O câncer é o principal problema de saúde pública do mundo, sendo também, uma das principais causas de morte. Os tratamentos mais frequentes para pacientes oncológicos são a quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Durante os tratamentos, os efeitos adversos mais comuns encontrados são mucosite e xerostomia, e tardiamente, cárie de radiação e osteorradionecrose. OBJETIVOS: O objetivo do estudo foi realizar um levantamento de todos os procedimentos odontológicos realizados nos pacientes oncológicos atendidos na Clínica de Atendimento Odontológico ao Paciente Sistemicamente Comprometido (CAOSC), do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi realizado através do acompanhamento dos pacientes na clínica da PUCPR, e pela análise dos prontuários físicos. RESULTADOS: Foram coletados dados de 92 pacientes oncológicos atendidos na CAOSC, dentre os quais, 47 eram do sexo masculino e 45 do sexo feminino. O câncer mais comum foi o de cabeça e pescoço (n = 59; 47,2%), seguido pelo câncer de mama (n = 20; 16%). Um total de 69 pacientes foram submetidos a quimioterapia, 52 a radioterapia e 3 casos foram cirúrgicos. Os principais procedimentos realizados nos 92 pacientes oncológicos cujos prontuários foram avaliados foram: procedimentos restauradores (n = 37; 25,3%) e periodontais (n = 37; 25,3%), seguidos por tratamentos endodônticos (n = 34; 23,4%), cirúrgicos (n = 26; 17,8%) e protéticos (n = 12; 8,2%). Em 31 (33,7%) pacientes, nenhum tratamento odontológico foi realizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O cirurgião-dentista tem uma importante atuação e responsabilidade nos tratamentos de pacientes oncológicos, buscando uma melhora no estado geral do paciente, além da adequação das funções mastigatórias, estética e fonética.

PALAVRAS-CHAVE: Paciente oncológico; Câncer; Tratamento; Quimioterapia; Radioterapia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.