INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA COM CRIANÇAS PARTICIPANTES DE ATIVIDADE FÍSICA COMO PARTE DA PREVENÇÃO À OBESIDADE

SANTOS, Paulo Hirsch Dos ¹; SAPIENZA, Graziela ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Dada a problemática crescente da obesidade infantil na sociedade atual, torna-se cada vez mais necessário desenvolver intervenções para sua prevenção. Ações da psicologia podem ser fundamentais para a aprendizagem e a manutenção de mudanças de hábitos que contribuem para um estilo de vida saudável, que inclui a prática de atividades e exercícios físicos, uma nutrição balanceada. Entretanto, sua rede familiar deve estar inserida neste contexto de aprendizagem para que mudanças sejam efetivas. OBJETIVOS: Aplicar intervenção psicológica em pais de crianças que participam de atividade física em parceria com o curso de Educação Física da PUCPR, como parte de programa de prevenção à obesidade. MATERIAIS E MÉTODO: Participaram da intervenção pais de crianças que praticavam atividade física no Projeto ProSaúde Kids, na PUCPR, no período de agosto de 2023 até julho d\e 2024. Antes da intervenção, pais e professores de educação física responderam a escala Breve Monitor de Problemas – Formulário para Pais de Crianças e Adolescentes (BMP-P) e Formulário para Professores de Crianças e Adolescentes (BMP-T), respectivamente. RESULTADOS: A partir dos resultados, observações e conversas informais com educadores e pais, foram planejados os encontros de intervenção. Foram realizados quatro encontros temáticos com os pais das crianças, focando nos temas: Relacionamentos Afetivos e Estilo de Vida/Regras e Limites, Mudanças de Hábitos e Estilo de Vida, Dificuldades em seguir com Recomendações Nutricionais e Físicas e Estratégias para Aumentar a Motivação. As participações dos pais variaram, sendo que 24 pais participaram do primeiro encontro e 12 pais do último. No fechamento, foi possível saber, a partir das falas dos pais, que os encontros ajudaram a aumentar seus repertórios sobre as estratégias de intervenção e prevenção de obesidade, e que sentiram um alívio em não só falar sobre dificuldades na mudança de hábitos, mas também sobre conversarem em dificuldades de cuidar de filhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa intervenção pretendeu ser uma estratégia para aproximar a família, estabelecendo um clima mais favorável para a mudança de hábitos e de estilo de vida dos filhos e da família de forma geral, contribuindo para a percepção dos mesmos sobre a importância de comportamentos saudáveis para prevenção da obesidade.

PALAVRAS-CHAVE: Obesidade; Intervenção psicológica; Estilo de vida; Prevenção.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.