EVOLUÇÕES URBANAS: HISTÓRIA E VANGUARDA NO DESENVOLVIMENTO DO USO E DA OCUPAÇÃO DO SOLO NO DESENHO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

FELIPE, Eloisa Helena Pissaia ¹; HARDT, Marlos ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A investigação busca um aprofundamento sobre como as cidades se transformaram ao longo do tempo, desde os primórdios da civilização até os desafios contemporâneos das cidades inteligentes e sustentáveis. Esta pesquisa visa integrar perspectivas, conectando o passado e o presente, para compreender como as narrativas urbanas moldaram o modo como planejamos, ocupamos e utilizamos o solo nas cidades modernas. Ao analisar as evoluções urbanas, o objetivo é relacionar aspectos recorrentes na história que influenciam os dias atuais. OBJETIVOS: Sendo assim, a presente pesquisa busca apresentar um panorama geral da evolução do uso e ocupação do solo ao longo da história da cidade, enquanto pesquisado com seu estado atual, para posterior discussão de comparação. Para que isso seja possível, a pesquisa foi dividida em quatro etapas. O objetivo geral da pesquisa é avaliar o papel corrente dos componentes do Desenho urbano, à luz de seu desenvolvimento histórico e características atuais. MATERIAIS E MÉTODO: A mesma é dividida em quatro etapas. A primeira etapa é a de aprofundamento do conhecimento, constituindo uma fundamentação de termos, conceitos e compreendimentos acerca do tema, garantindo uma melhor compreensão das informações e dados posteriormente levantados. A segunda etapa é onde faremos uma verificação histórica, buscando características quanto ao uso e ocupação do solo em diversas cidades em determinados períodos históricos, trazendo uma linha do tempo quanto as cidades, períodos e características em comum. A terceira é a análise, onde, após selecionarmos uma cidade exemplo para cada período, traremos características sobre estas. Por último, relaciona-se as informações supracitadas com o momento atual, compreendendo a mutação da morfologia urbana decorrente com o tempo. RESULTADOS: Como resultado, apresenta-se uma análise de como o uso e a ocupação do solo nos demais momentos históricos se relaciona com as cidades dos dias atuais, enfatizando quais características ainda se veem presentes e entendendo as mudanças que sofreram e quais os motivos levaram as tais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após a análise, podemos concluir que as cidades históricas influenciam diretamente em muitos aspectos do planejamento urbano das cidades modernas. O epicentro dos pólos urbanos; centralidade de estruturas importantes para a cidade, organização hierárquica do espaço e a necessidade de segurança e complemento de infraestrutura são temas que persistem até hoje. No entanto, com a modernização e o surgimento de tecnologias que trabalham em prol da evolução urbana, o uso e ocupação do solo evoluiu.

PALAVRAS-CHAVE: 1. História das Cidades; 2. Morfologia urbana; 3. Uso do solo Urbano

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.