IMUNOEXPRESSÃO DO SOX2 EM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE BOCA DE ACORDO COM BUDDING TUMORAL

SANTOS, Thais Caroline Dos ¹; RACHED, Rodrigo Nunes ³; IOSHII, Sergio Ossamu ³; PEREIRA, Aldini Beuting ³; LUIZ, Suelen Teixeira ³; MICHELS, Arieli Carini ³; MARTINS, Ana Paula Camargo ³; NAGASHIMA, Seigo ³; JOHANN, Aline Cristina Batista Rodrigues ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Carcinoma de Células Escamosa de Boca (CCEB) é a neoplasia mais incidente em cavidade bucal. O SOX2 é marcador de células-tronco tumorais, diretamente envolvido na proliferação celular, migração e invasão de células tumorais e sua alta expressão indica capacidade de crescimento tumoral. O budding tumoral é um importante fator prognóstico devido a sua associação a tumores mais agressivos OBJETIVOS: O objetivo é verificar a imunoexpressão do SOX2 em CCEB classificado em alto e baixo budding comparado com o grupo controle. MATERIAIS E MÉTODO: Um estudo retrospectivo observacional foi realizado por meio dos arquivos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Hospital Erasto Gaertner, sendo 33 casos de CCEB de alto budding (22 casos) e baixo budding (11 casos), classificados por um patologista, em lâminas imunocoradas com anti-AE1/AE3 e 17 casos controle de hiperplasia fibrosa inflamatória. Foram selecionadas das lâminas marcadas com AE1/AE3 duas áreas: uma no budding e outra fora do budding tumoral para confecção do tissue microarray (TMA) a partir dos blocos de parafina. Foi realizada imunoistoquímica com o anticorpo anti-SOX-2, na diluição de 1:50. Em regiões de “hot spot” foi realizada a contagem de 1000 células, sendo obtida a porcentagem de células positivas. Os testes Kruskal-Wallis seguido pelo Pairwise foram utilizados e o nível de significância adotado foi de 5%. RESULTADOS: Na área de budding, uma maior mediana foi observada para os casos de baixo budding (50%, p=0,000) e alto budding (24,92%0, p=0,007) quando comparado com o grupo controle (4,67%). Já para a comparação entre os grupos alto e baixo budding, não se observou diferenças (p=0,334). Quando analisamos na área central, não foi identificada diferença entre os grupos p=0,718. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na área de budding a expressão do SOX 2 é maior no CCEB que no grupo controle o que não ocorreu na região central da lesão, demonstrando a importância de se avaliar na área do budding e que o SOX-2 está envolvido na carcinogênese.

PALAVRAS-CHAVE: SOX2; carcinoma de células escamosas de boca; budding tumoral