LEVANTAMENTO DE DADOS DO CENTRO DE MASSA DURANTE PERTURBAÇÕES DO EQUILÍBRIO EM IDOSOS

CRUZ, Gustavo Garcia Da ¹; MACHADO, Rafaela ³; KOSLOSKI, Fabio ³; SCHEEREN, Eduardo Mendonça ³; PAPCKE, Calue ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana
Supervisor(a): Antonio Flávio Claras
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução. A biomecânica é a ciência que estuda os movimentos humanos a partir dos estudos em anatomia, fisiologia e mecânica, sendo responsável pela investigação e análise física dos corpos, compreendendo assim os efeitos das forças mecânicas exercidas sobre os humanos, sendo em movimentos de trabalho, esporte ou mesmo diários. Idosos são uma parte da população suscetíveis às quedas, e por isso investigar o comportamento biomecânico do equilíbrio de idosos é fundamental para o desenvolvimento de protocolos de treinamento e terapias complementares na sua preparação para realizar atividades da vida diária. OBJETIVOS: Objetivos. Este trabalho tem como objetivo realizar o levantamento de dados cinemáticos do centro de massa durante perturbações no equilíbrio de idosos, além de despertar a investigação científica no jovem estudante sobre a biomecânica de jovens e crianças MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Por meio de levantamento de dados em plataformas indexadoras, e a formulação de uma apresentação para os membros do grupo de estudos. RESULTADOS: Resultados. Condições como sexo, altura e peso podem interferir no desenvolvimento motor de jovens e idosos, afetando assim suas capacidades biomecânicas no decorrer de toda a vida. Nos idosos, a anteriorização do centro de massa pode contribuir para um maior risco de quedas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. a prática de atividade física é um fator vital para o desenvolvimento motor saudável de uma criança, e a sua continuidade na vida adulta e na terceira idade, o que traz a importância da prática de exercícios físicos desde a infância até o envelhecimento, uma vez que a expectativa de vida pode ser elevada através da atividade física.

PALAVRAS-CHAVE: . Crianças; Idosos; Desenvolvimento Motor; Equilíbrio Corporal

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.