ESTUDO DA VARIANTE RS2285666 DO GENE ECA2 EM GESTANTES COM E SEM INFECÇÃO POR COVID-19

MENDES, Ana Laura Vallim ¹; OLIVEIRA, Carlos Eduardo Coral De ³; STIPP, Aline Tancler ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A pandemia desencadeada pelo vírus Sars-Cov-2 teve um impacto socioeconômico mundial importante. Diante disso, diversos grupos de pesquisa buscaram compreender os mecanismos de infecção utilizados pelo vírus. A proteína spike (S) contida na molécula viral estabelece uma ligação com a enzima ECA2 presente no epitélio pulmonar, sendo esse o mecanismo de infecção viral. Os diversos polimorfismos da proteína ECA2 são responsáveis por variações na susceptibilidade, gravidade dos sintomas e duração da doença e, dessa maneira, são determinantes no prognóstico da infecção. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é analisar a presença da variante rs2285666 do gene codificador da ECA2 em gestantes com e sem infecção por SARS-Cov-2 e sua relação com a gravidade e síndrome pós-covid MATERIAIS E MÉTODO: Foram coletadas amostras de sangue periférico de 96 pacientes juntamente do preenchimento de um formulário em papel contendo perguntas acerca de sintomas e datas da positividade para a COVID. A extração de DNA das amostras foi feita com o reagente TRIzol-LS e o material obtido foi submetido a uma QRT-PCR seguida de uma eletroforese em gel de agarose. A seguir foi realizado um cruzamento das informações obtidas nos formulários e na eletroforese. RESULTADOS: . Após a análise e comparação do genótipo encontrado no grupo teste e grupo controle pode-se afirmar que não houve diferença estatística significante na frequência alélica entre os grupos. Dessa forma, a variante rs2285666 não apresenta impacto estatístico relevante na susceptibilidade e gravidade da COVID-19. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar da variante desse estudo não apresentar relação com maior gravidade e susceptibilidade da doença, é essencial que grupos de pesquisa permaneçam buscando outras variantes e suas implicações clínicas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Sars-Cov-2; 2. ECA2; 3. Rs2285666; 4. Gravidez; 5. Sintomas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.