SEGURA, Julia De Araujo ¹; MELO, Luiz Gustavo Piccoli De ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Com a pandemia de COVID-19 ocorreu um aumento de sintomas depressivos e ansiosos nas gestantes, com possíveis consequências adversas a longo prazo para o desenvolvimento infantil. Sabe-se também que os estímulos sensoriais são cruciais para o neurodesenvolvimento e problemas no processamento desses estímulos podem ter implicações significativas para o comportamento e a aprendizagem das crianças. OBJETIVOS: Este estudo descritivo e observacional tem como objetivo analisar a associação entre as alterações psiquiátricas de mães não infectadas pelo SARS-CoV-2 durante a gestação e o processamento sensorial de lactentes com 3 meses de idade. MATERIAIS E MÉTODO: Participaram do estudo 55 puérperas que não foram infectadas durante a gestação e seus respectivos recém-nascidos (RN) selecionadas do ambulatório da PUC-Londrina. Os critérios de inclusão foram mulheres com mais de 18 anos que tiveram infecção por SARS-Cov-2 durante a gravidez. Os critérios de exclusão incluíram puérperas que perderam o seguimento do estudo e mulheres com algum problema cognitivo grave que dificultasse a compreensão do questionário. Os dados foram coletados através de questionários constando dados clínicos e sociodemográficos. Para a avaliação do perfil sensorial foi utilizado a escala Perfil Sensorial 2 (PS2). Todos os participantes assinaram o termo de consentimento ético aprovado pela instituição. RESULTADOS: A maioria dos lactentes apresentou um perfil sensorial classificado como “Exatamente como os outros’ (65,5%) e “Mais que os outros “ (23,6%), entretanto, 10,9% dos lactentes foram classificados como “muito mais que os outros (aqueles com maior risco de desenvolverem um Transtorno do processamento sensorial). Não houve diferenças significativas entre os grupos de perfil sensorial (“muito mais que os outros” e “outros grupos”) em relação ao histórico psiquiátrico das mães [histórico durante a gestação de violência conjugal (p=1,000), de transtorno depressivo (p=1,000) e de algum transtorno psiquiátrico (p=0,459); histórico prévio a gestação de transtorno depressivo (p=1,000), de transtorno bipolar (p=1,000), de uso de drogas ilícitas (p=0,590), de tentativa de suicídio (p=0,459) e de algum transtorno psiquiátrico (p=0,056); escore total ou ≥ 12 da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo (p=1,000) e do Escala de Transtorno de Humor aos 3 meses de puerpério (p=1,000). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo indicou que os lactentes cujas mães não foram infectadas pelo SARS-CoV-2 apresentaram um perfil sensorial dentro do esperado para a idade. Não foram encontradas diferenças significativas relacionadas ao histórico psiquiátrico das mães em relação ao processamento sensorial dos lactentes. Esses resultados sugerem que as condições psiquiátricas das mães não impactaram de forma significativa o perfil sensorial dos lactentes na amostra estudada, apontando para a necessidade de mais pesquisas para explorar essa relação de forma mais abrangente.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Processamento sensorial; 2. Transtorno psiquiátrico; 3. Lactentes; 4. Perfil Sensorial.