PAISAGEM HUMANIZADA: SOLUÇÕES PARA CIDADES (PÓS-)PANDÊMICAS NA AMÉRICA LATINA

OLIVEIRA, Luiza Alves De ¹; HARDT, Carlos ³; ABADE, Victor Augusto Boschilia ³; HARDT, Leticia Peret Antunes ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As lacunas de conhecimento sobre relações entre meio construído e contaminação viral, associadas às insuficiências de diretrizes urbanísticas para enfrentamento de crises sanitárias, constituem a essência da problemática central da pesquisa. OBJETIVOS: Nessa conjuntura, seu objetivo geral consiste em avaliar soluções de gestão para humanização de paisagens em cidades latino-americanas, visando períodos (pós-)pandêmicos. MATERIAIS E MÉTODO: Com feição aplicada, abordagem qualiquantitativa e estrutura múltipla de métodos, é composta por quatro eixos principais. O primeiro – embasamento processual – é suportado pelo recorte teórico-sistêmico de identificação de fundamentos de teorias e conceitos basilares à temática, assim como de interpretação de procedimentos de métodos e técnicas para desenvolvimento investigativo. O segundo – comunicação acadêmica – é apoiado no recorte científico-analítico de aferição de referências publicadas, por meio de revisão sistemática de textos selecionados, com ordenamento pelos períodos simultâneo (2020-2021) e posterior (2022-2023) à recente pandemia. Por sua vez, o terceiro eixo – experimentação empírica – é embasado no recorte urbano-analítico de contextualização de informações objetivas (diagnóstico técnico) sobre os seis objetos de estudo, representados por cidades latino-americanas e brasileiras de diferentes categorias (metrópoles de grande porte – Bogotá, Colômbia, e Curitiba, Paraná – e médias proporções – Toluca, México, e Belém, Pará –, além de núcleos medianos – Concepción, Chile, e Vila Velha, Espírito Santo). Também é fundado no recorte perceptivo-analítico de ponderação de informações subjetivas sobre essas urbes (diagnóstico perceptual). O último eixo – sistematização integrada – é alicerçado pelo recorte propositivo-analítico de síntese conclusivo-integrativa, com formulação de diretrizes para vitalização espacial. RESULTADOS: Os resultados parciais demonstram relacionamentos teórico-conceituais entre paisagem, cidade, pandemia, humanização, gestão e planejamento. Também evidenciam que artigos publicados no último quadriênio em periódicos qualificados têm notório foco em áreas verdes para o tratamento de questões sociourbanísticas derivadas do último evento sindêmico. Nesse espectro, seus teores são classificados em processos perceptuais, aspectos psicológicos e condições fisiológicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As respostas prévias à pergunta investigativa sobre quais são as principais soluções, sob diversas óticas, para urbes (pós-)pandêmicas em âmbito latino-americano permitem a conclusão preliminar acerca da possibilidade de confirmação da hipótese orientadora de que diferenciadas estratégias podem promover a humanização de paisagens urbanas, inclusive para enfrentamento de pandemias no futuro.

PALAVRAS-CHAVE: embasamento processual; comunicação acadêmica; experimentação empírica; diagnóstico técnico-perceptual; sistematização integrada.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Master.