ANÁLISE DE DESFECHOS PERINATAIS EM PACIENTES SUBMETIDAS A CESÁREA A PEDIDO

ALTENBURGER, Maurício ¹; PACHNICKI, Jan Pawel Andrade ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com a disseminação da prática de decisão compartilhada em relação a via de parto, a cesárea aparece como uma forte candidata a escolha das gestantes. Com isso, torna-se imprescindível pesquisas que definam de maneira concreta as principais consequências da incidência desse procedimento de maneira eletiva, sem indicações clínicas. OBJETIVOS: O trabalho possui a premissa de correlacionar alterações perinatais com a realização de cesárea a pedido. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo observacional transversal foi realizado a partir da coleta de dados de prontuários, incluindo gestantes submetidas a cesárea a pedido no Hospital Maternidade Alto Maracanã no município de Colombo-PR, entre outubro de 2023 e março de 2024. Com isso, foram registradas as seguintes informações das pacientes para análise: idade, complicação pós-operatório e/ou perinatal, necessidade de UTI neonatal, escala de APGAR e tempo de internamento. RESULTADOS: Pela análise de 964 partos, foram selecionados 301 via cesárea a pedido. O tempo médio de internamento foi de 50,4 (IC 95%, 42,8-58) horas. As principais complicações pós-operatórias foram infecções puerperais e de ferida operatória, seguido de atonia/hemorragia uterina e cefaleia pós-raquianestesia. Em relação ao recém-nato, um total de 105 (34,8%) neonatos apresentou algum tipo de alteração perinatal. Entre elas, as mais prevalentes foram hipotonia, cianose, choro fraco, apneia e frequência cardíaca < 100 batimentos por minuto, nessa ordem de incidência. Com necessidade de transferência para UTI neonatal, foi uma média de 9 neonatos por mês em um período de 9 meses. Os valores da escala de APGAR não apresentaram diminuição significativa durante o estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Existe uma correlação entre a taxa de cesárea a pedido e a presença de complicações perinatais. Portanto, é imprescindível alterar a maneira como as escolhas da via de parto são tomadas. Uma possível solução é estabelecer como meta o uso da cesárea, exclusivamente, quando há indicação clínica para sustentar a decisão.

PALAVRAS-CHAVE: Cesárea a pedido; Perinatal; Complicação puerperal; Complicação perinatal; Recém-nato.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.