BIOÉTICA ANIMAL APLICADA AO PROJETO “GPF BUNNY” SOB A ÓTICA DA ARTE EM ARTHUR SCHOPENHAUER

SILVA, Valentina Guelere E ¹; FONSECA, Eduardo Ribeiro Da ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução. Em abril de 2000 foi iniciado o projeto artístico “GFP Bunny”, do bioartista brasileiro Eduardo Kac, que foi desenvolvido mediante a proposta de interação social de pessoas com um animal quimérico, que não existe na natureza, o que, consequentemente, levantou um debate público envolvendo questões éticas e estéticas acerca do experimento. Tal projeto foi constituído com a implantação no DNA de um embrião de uma proteína, cuja sigla é EGFP, da água-viva Aequorea victoria. Essa proteína torna o animal fosforescente. OBJETIVOS: Objetivos. Como consequência deste projeto, pergunta-se se essa é a melhor maneira de chegar a esses resultados e se a metodologia empregada não implicaria em problemas éticos? Refletimos sobre isso a partir da obra do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, que enuncia e descreve a característica da natureza humana baseada, essencialmente, no interesse individual ou de um grupo articulado em trono do egoísmo coletivo e na desconsideração do interesse da própria vida como bem comum, o que explica a destruição da fauna, da flora e, por fim, de nós mesmos em um movimento autofágico. Schopenhauer seria apenas um pessimista ou poderíamos aprender algo com ele e extrair de sua obra, paradoxalmente, algum otimismo prático? E em que medida essa obra nos ajudaria a entender o que fez Kac?. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Como base metodológica foram feitas revisões sistemáticas, fazendo uso de recorte temporal dentro do tempo que a exposição de arte ocorreu em conexão com os dias atuais, levando em consideração o material que o próprio artista disponibilizou. Com essa metodologia foi possível levantar diversos materiais teóricos para compor a discussão, e assim chegar nos resultados. RESULTADOS: Resultados. A partir dessas questões, este estudo pretendeu construir um debate estético e ético em torno do projeto desenvolvido por Kac, usando elementos argumentativos baseados na filosofia de Schopenhauer e elementos científicos oriundos da área de medicina veterinária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. Conclui-se que o projeto “GFP Bunny” não está de acordo com a proposta ética schopenhaueriana baseada na compaixão ou com a bioética/ética e bem-estar animal de acordo com nossas investigações.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Vontade; 2. Projeto GFP; 3. Compaixão; 4. Bem-Estar Anim

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.