ANALISAR O PROCESSAMENTO SENSORIAL ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO PERFIL SENSORIAL 2 EM BEBÊS COM 3 MESES DE IDADE DE MÃES QUE NÃO FORAM INFECTADAS PELO COVID-19 DURANTE A GESTAÇÃO

SEGRETTI, Pedro Martin ¹; MELO, Luiz Gustavo Piccoli De ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O sistema nervoso central (SNC) constantemente gerencia as informações recebidas de diferentes estímulos sensoriais. O processamento sensorial, ou seja, a capacidade de recepção, modulação, integração, discriminação e organização dos diferentes estímulos sensoriais, é um aspecto crucial para o desenvolvimento neuropsicomotor dos lactentes. OBJETIVOS: Este é um estudo descritivo e observacional que tem como objetivo avaliar o processamento sensorial dos lactentes com 3 meses de idade de mães que não foram infectadas pelo SARS-CoV-2. MATERIAIS E MÉTODO: Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, aplicado a uma amostra de conveniência composta por 55 puérperas recrutadas em um ambulatório acadêmico. O questionário incluiu informações sociodemográficas e dados clínicos relevantes sobre as mães e seus lactentes. O processamento sensorial foi avaliado por meio da aplicação da escala Perfil Sensorial 2 (PS2). Todos os participantes assinaram o termo de consentimento ético aprovado pela instituição. RESULTADOS: A maioria dos lactentes apresentou perfis sensoriais classificados como “exatamente como os outros” (65,5%) e “mais que os outros” (23,6%). Apenas 10,9% dos lactentes foram classificados como “Muito mais que os outros”. Não foi observado diferenças estatísticas entre os grupos “muito mais que os outros” e “outras categorias” em relação a medidas do histórico gestacional das mães e dos lactentes. Entretanto, apesar de não ter sido estatisticamente significante, na análise observou-se que o grupo “muito mais que os outros” apresentou marginalmente (p=0,056) um peso médio inferior ao dos “outros grupos”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados sugerem que maioria dos lactentes de mães não infectadas apresentou perfis sensoriais adequados para a idade. Entretanto, apesar de não significativo, observou-se que lactentes classificados como “muito maior que os outros” (aqueles com maior risco de desenvolverem Transtorno do processamento sensorial) apresentaram uma tendência de peso médio inferior ao dos “outros grupos”. As limitações do estudo, como o tamanho da amostra e a natureza descritiva da pesquisa, indicam a necessidade de investigações adicionais.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Processamento sensorial; 2. Gestação; 3. Lactentes.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.