MARKETING SOCIAL – ESTUDO DE CASO DA EMPRESA POLEN – PLANO DE ATIVIDADE DO ESTUDANTE

SOUZA, Abidiel Ferreira De ¹; FABRICIO, Ana Carolina Baggio ²
Curso do(a) Estudante: Marketing (Bacharelado) – Ead – Pucpr Online – Pucpr Online
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto apresenta o estudo de caso da Arredondar. O objetivo do estudo é analisar as atividades de marketing social promovidas por empresas de tecnologia que aproximam as organizações e a sociedade de ações sociais, destacar as práticas, desafios e a importância dessas empresas como promotoras da ação social. Para atingir os objetivos, o estudo utilizou uma metodologia qualitativa baseada em estudos de caso. Foram analisadas publicações dos últimos 10 anos em bases de dados nacionais e internacionais, e foi realizada uma entrevista semiestruturada com Beatriz Bouskela, diretora executiva da Arredondar. Os resultados mostram que a tecnologia desempenha um papel crítico na eficácia dos esforços de marketing social, expandindo o seu alcance e facilitando a transparência e o monitoramento das ações. A análise dos resultados revela que, embora a tecnologia seja um facilitador poderoso, a implementação bem-sucedida do marketing social ainda enfrenta barreiras. Em conclusão, este estudo confirma que a tecnologia pode melhorar significativamente as práticas de marketing social, mas também destaca a necessidade de estratégias robustas e transparentes para enfrentar os desafios identificados. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL

A pesquisa tem como objetivo geral analisar ações de marketing social promovidas por empresas de tecnologia que facilitam a aproximação entre organizações e sociedade, entidades, ONGs e demais grupos vulneráveis a obter apoio e recursos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I. analisar as práticas de marketing social empregadas por organizações que tem destaque na atualidade;
II. identificar os desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia na implementação de ações de marketing social
III. apontar as principais dificuldade das organizações para se engajar em projetos sociais;
IV. verificar a importância de empresas de tecnologia facilitadoras dos processos de desenvolvimento e acompanhamento de ações sociais. MATERIAIS E MÉTODO: o estudo utilizou uma metodologia qualitativa baseada em estudos de caso. Foram analisadas publicações dos últimos 10 anos em bases de dados nacionais e internacionais, e foi realizada uma entrevista semiestruturada com Beatriz Bouskela, diretora executiva da Arredondar. RESULTADOS: Os resultados mostram que a tecnologia desempenha um papel crítico na eficácia dos esforços de marketing social, expandindo o seu alcance e facilitando a transparência e o monitoramento das doações. Exemplos incluem as parcerias da Arredondar com empresas como Burger King, Havaianas e iFood, que utilizam tecnologia para integrar doações nas suas plataformas de varejo. No entanto, também foram identificados desafios significativos, incluindo a fragmentação do setor varejista e a dificuldade de comunicação com os pequenos e médios varejistas, que muitas vezes carecem de recursos financeiros e conhecimentos de causas para implementar iniciativas de marketing social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos resultados revela que, embora a tecnologia seja um facilitador poderoso, a implementação bem-sucedida do marketing social ainda enfrenta barreiras, tais como percepções de social/greenwashing, a importância da transparência e das práticas autênticas destaca a necessidade de medidas verificáveis para construir a confiança dos consumidores. Em conclusão, este estudo confirma que a tecnologia pode melhorar significativamente as práticas de marketing social, mas também destaca a necessidade de estratégias robustas e transparentes para enfrentar os desafios identificados. Portanto, combinar tecnologia com práticas éticas e transparentes pode gerar mudanças sociais significativas.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: 1. Marketing social; 2. Estudo de caso; 3. Responsabilidade social corporativa; 4. Tecnologia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.