AS FASES DO ROCK NO CINEMA BRASILEIRO

CATAI, Nicollas Gabriel Marques ¹; MENDONCA, Joezer De Souza ²
Curso do(a) Estudante: Música – Produção Musical – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Música – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa examina os diferentes períodos históricos do rock no Brasil registrados nos longas metragens de ficção nacionais que possuem artistas do rock como protagonistas e/ou cujo enredo se passa no universo musical e midiático do rock. Por meio desse recorte temático e temporal, que começa no final dos anos 1950 e chega até os anos 2020, verificamos como os estilos das canções e performances dos artistas do rock nacional retratam as tendências da trajetória do rock no âmbito cultural e midiático mais amplo. Nessa perspectiva, observou-se a presença do rock no cinema brasileiro de ficção em três diferentes fases, em um espelhamento das diferentes fases do rock no Brasil. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa é identificar as diferentes vertentes do rock produzido no Brasil em sua correlação com os longas metragens de ficção protagonizados por artistas do rock e/ou que se passam no universo midiático e musical do rock no Brasil. Um dos objetivos também, é proceder a uma catalogação da cronologia da presença de artistas do rock e de canções presentes nos filmes nacionais. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizamos material bibliográfico para entender cada época do rock no Brasil, englobando o contexto fonográfico, as influências dos filmes estrangeiros de rock e a sonoridades características. Também pesquisamos bases de dados sobre cinema brasileiro e visualizamos diversos filmes a fim de conhecer e analisar a variedade de produções protagonizadas por artistas do rock e/ou que são ambientados no universo musical do rock no Brasil. Desse modo, foi possível relacionar os filmes com determinadas fases do rock e como este gênero dialogou com a indústria do cinema. RESULTADOS: Identificamos uma primeira fase do rock no cinema brasileiro com duas etapas. A primeira teve seu início no final da década de 1950, introduzindo o rock de forma satírica e embrionária nos filmes da chanchada. A segunda etapa se processa no sucesso do programa televisivo Jovem Guarda, na década de 1960, acompanhando a grande popularidade do gênero naquela época. De modo geral, estes filmes se assemelhavam em estilo visual aos filmes protagonizados pelos Beatles, devido à sua menor preocupação com a linearidade narrativa e maior foco no apelo de sequências musicais. A segunda fase do rock surge na década de 1980, período em que o rock volta a ter mais visibilidade e, assim, são produzidos mais filmes brasileiros que utilizam o universo do rock em seus enredos. A presença do rock em filmes nacionais só retornará nos anos 2000, por meio de cinebiografias de roqueiros do passado, representando a terceira fase do rock no cinema brasileiro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No Brasil, o rock é um estilo que, em se tratando de sucesso e visibilidade nas grandes mídias, historicamente tem mostrado instabilidade. Consequentemente, observamos a inconstância da produção de filmes de rock, visto que a maior produção de filmes do gênero esteve dependente do grau de sucesso do rock no cenário musical em determinados períodos.

PALAVRAS-CHAVE: Rock no Cinema; Rock Nacional; Cinema Brasileiro; Trilha Musical.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.