AVALIAÇÃO FUNCIONAL E SATISFAÇÃO DA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM PACIENTES COM LESÃO DO LIGAMENTO ANTEROLATERAL ASSOCIADA

ROSA, Larissa Baldow ¹; GUERREIRO, Joao Paulo Fernandes ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: As lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) são muito frequentes atualmente, impactando diretamente da qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, o ligamento anterolateral (LAL) vem se destacando como um importante adjuvante para a estabilização e a biomecânica adequada do joelho, tendo boa parte de suas lesões associadas ao LCA. Entretando, devido a sua descoberta recente, ainda não há um consenso quanto aos critérios para reconstrução simultânea destes ligamentos. OBJETIVOS: Avaliar se há diferença significativa nos resultados da reconstrução isolada do LCA em pacientes com e sem lesão pré-operatória associada do LAL, em relação a satisfação, retorno a atividades esportivas e funcionalidade. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo transversal retrospectivo com análise de prontuários e aplicação de questionários de função a pacientes com reconstrução isolada do LCA, com ou sem lesão associada do LAL. RESULTADOS: Os 52 participantes foram separados em 2 grupos: 19 com lesão associada do LAL e 33 sem lesão associada. O retorno a atividades ao mesmo nível pré-operatório foi observado em 60% com lesão associada do LAL e 72% sem lesão associada (p=0,309). O questionário de LYSHOLM mostrou média de 81,6 pontos com lesão associada do LAL e 90,1 sem lesão associada (p=0,032), e o de IKDC, 70,3 pontos com lesão associada do LAL e 76,7 sem lesão associada (p=0,112). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foi observado diferença estatística significativa quanto a satisfação com o joelho lesado ou escore subjetivo de IKDC. O retorno à atividade foi semelhante nos grupos com e sem lesão associada do LAL e o escore subjetivo de LYSHOLM mostrou melhores resultados com diferença estatística significativa no grupo sem lesão associada do LAL.

PALAVRAS-CHAVE: Joelho; Ligamento Cruzado Anterior; Ligamentos Articulares; Ligamento Anterolateral