ANÁLISE DO EFEITO DO COMPORTAMENTO VERBAL NA DOR POR MEIO DO PROCEDIMENTO COLD PRESSOR TASK

PEREIRA, Karolyne Anton ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A dor é um dos principais fatores que fazem as pessoas procurarem serviços de saúde e medicamentos. Sendo assim, é de fundamental importância estudar os fatores que podem influenciar a diminuição e tolerância da dor. OBJETIVOS: Objetivos. Verificar o efeito do comportamento verbal na potencialização ou diminuição da percepção de dor induzida por meio do procedimento Cold Pressor Task. Comparando se a ausência ou presença do operante verbal autoclítico quantitativo “muito” modifica a percepção de dor descrita pelo indivíduo. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Utilizou-se um delineamento de grupos não-pareados com 52 participantes, que foram divididos de maneira randomizada entre os Grupos A e B, nos quais o autoclítico quantitativo “muito” era ausente na instrução do Grupo A, e presente na do Grupo B. Para induzir a dor em ambiente experimental foi utilizado o procedimento Cold Pressor Task, no qual o participante coloca a mão dentro de um recipiente com água gelada (temperatura de 4ºC por no máximo dois minutos), e após, relata o nível de dor sentida dentre a escala “nada”, “pouco” e “muito”. RESULTADOS: Resultados. Não houve diferença estatística significativa (p= 0,523) entre os grupos em relação a presença e ausência do autoclítico com o aumento ou diminuição da percepção de dor. Ademais, o tempo de permanência em contato com a água gelada e a percepção de dor relatada foi muito próxima em ambos os grupos analisados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. Não foi possível observar efeitos do autoclítico quantitativo “muito” na percepção de dor e no tempo de permanência em contato com a água gelada. Dessa forma, é necessário novas pesquisas que alinhem detalhes da metodologia utilizada para a verificação dessas variáveis.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Dor; 2. Comportamento verbal; 3. Operantes verbais; 4. Autoclítico; 5. Cold Pressor Task.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.