CRÍTICA AO PSICOLOGISMO NAS INVESTIGAÇÕES LÓGICAS DE HUSSERL

SANTOS, Jhonatan De Jesus Calistro Dos ¹; FERRAGUTO, Federico ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O trabalho aborda a crítica ao psicologismo nas “Investigações lógicas” de Husserl no volume introdutório de “Prolegômenos à Lógica Pura”. Husserl confronta o psicologismo, que defende que a lógica é dependente da psicologia, argumentando a favor de uma lógica pura, desvinculada da psicologia, e afirmando que a lógica é uma ciência normativa e autônoma. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa é analisar a dos “Prolegômenos à Lógica Pura” husserlianos para compreender a distinção entre lógica e psicologia e demonstrar como a crítica ao psicologismo forneceu uma base sólida para o desenvolvimento da fenomenologia e influenciou a filosofia do século XX. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa envolveu o fichamento e a leitura das obras husserlianas, em especial das “Investigações lógicas” e uma análise detalhada de livros e artigos a respeito da temática tratada. RESULTADOS: A pesquisa mostrou a importância da obra “Prolegômenos à Lógica Pura” para compreender a distinção entre lógica e psicologia. Husserl critica o psicologismo por reduzir a lógica a um produto da psicologia, demonstrando que a lógica é autônoma e possui um conteúdo normativo que a torna independente. Com isso, Husserl conseguiu fornecer uma base sólida para o desenvolvimento da fenomenologia e demonstrou a importância de uma lógica rigorosa e formal na fundamentação das ciências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A crítica ao psicologismo foi necessária para compreender melhor as funções da lógica e da psicologia, pois elas desempenham papéis totalmente distintos: a lógica utiliza-se das leis do pensamento, enquanto a psicologia trata dos processos mentais. Portanto, não é possível submeter uma à outra. A obra de Husserl se tornou fundamental para o desenvolvimento de sua teoria da fenomenologia, auxiliando na compreensão das suas bases e impactando a filosofia e a lógica no século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Edmund Husserl; Psicologismo; Crítica ao Psicologismo; Lógica Pura; Fenomenologia

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.