DESAFIOS PARA MANTER PRÁTICAS ÁGEIS EM PROGRAMAS DE MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE APÓS A AVALIAÇÃO: ESTUDOS DE CASO NO APL DE SOFTWARE DO CEARÁ

SONZA, Evelyn Costa ¹; ALBUQUERQUE, Regina Fabia Lopes De ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Com o mercado competitivo, é crucial realizar a avaliação com modelos de melhoria de processos de software, como o MPS-BR e CMMI, para otimizar práticas de desenvolvimento e garantir a entrega de produtos de alta qualidade. Dessa maneira, métodos ágeis como Scrum e Extreme Programming são utilizados para melhorar a qualidade e a eficiência do desenvolvimento de software. Entretanto, após a avaliação com modelos de melhoria, pode ocorrer o abandono de práticas ágeis, influenciado por diversos motivos. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo principal investigar os desafios na manutenção de práticas ágeis nas empresas avaliadas por modelos de melhoria. MATERIAIS E MÉTODO: Para isto, foi realizado o método de estudo de caso em organizações desenvolvedores de software. Desse modo, foram realizadas entrevistas com profissionais de diferentes cargos em 3 organizações avaliadas nos modelos de maturidade. RESULTADOS: As empresas que tinham familiaridade com metodologias ágeis antes da avaliação tiveram uma adaptação melhor às mudanças, pois já reconheciam os benefícios a serem oferecidos com a implementação. A existência de uma consultoria externa teve vantagens e desvantagens para as empresas que as contrataram. As organizações observaram vantagens como a otimização do tempo, a satisfação do cliente e a melhora na documentação e rastreabilidade dos processos. A partir disso, a existência de um planejamento estratégico, a adoção de metodologias eficazes, a capacitação da equipe e a familiaridade com a nova abordagem facilitaram a manutenção de práticas ágeis. Em algumas organizações a equipe não enxergou valor na implementação pois os profissionais não foram capacitados e os processos eram muito burocráticos. Portanto essa foi uma das razões para o abandono das práticas ágeis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão. A análise das entrevistas coletadas para este estudo mostra que o sucesso das metodologias ágeis está intrinsecamente ligado à sua aceitação e valorização pelas equipes envolvidas. A partir disso, a continuidade ou abandono das práticas ágeis após a avaliação com modelos de melhoria podem estar relacionados a elementos como a burocracia nos processos, o modo de implementação e a satisfação das equipes com os resultados após a adequação dos processos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Avaliação de maturidade;. 2. Práticas ágeis;. 3. Implementação de Melhoria de Processos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.