ESTUDO DA GERAÇÃO DE ENERGIA/GÁS A PARTIR DO BIOGÁS GERADO EM ATERROS SANITÁRIOS

QUADROS, Pedro Da Costa Oliveira E Silva De ¹; KAMINARI, Nice Mika Sakamoto ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A busca por fontes de energia renováveis e sustentáveis é crucial no cenário atual. Nesse contexto, o biogás surge como uma alternativa promissora, especialmente quando proveniente de aterros sanitários. Este estudo aprofunda-se na geração de biogás a partir de aterros sanitários, utilizando modelagem matemática para estimar a produção de gás e explorando a viabilidade de sua utilização como fonte alternativa de energia. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho consiste em realizar um estudo sobre a geração de energia/gás a partir do biogás gerado em aterros sanitários. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica abrangente sobre a geração de biogás em aterros sanitários, incluindo fatores que influenciam a produção, composição do gás e métodos de coleta e tratamento. Em seguida, o modelo matemático IPCC foi aplicado para estimar a geração de biogás nos aterros sanitários das cidades de Ibiporã e Londrina – PR. RESULTADOS: O estudo identificou que a composição do biogás de aterros sanitários varia de acordo com a composição dos resíduos e idade do aterro. O metano é o principal componente, representando cerca de 50-60% do volume total, seguido pelo dióxido de carbono (CO2), vapor d’água e outros gases em menor proporção. A modelagem matemática indicou que a geração de biogás no aterro sanitário das cidades de Ibiporã e Londrina resultaram em aproximadamente 93 e 452 toneladas de CH4, respectivamente que são valores consideráveis, com potencial para gerar energia elétrica suficiente para abastecer residências ou pequenas indústrias. No entanto, é necessário realizar um tratamento prévio do gás para remover impurezas e garantir a eficiência e segurança do processo. O lodo de Estação de Tratamento de Esgoto também pode ser utilizado como co-substrato na produção de biogás, aumentando a geração de gás e melhorando a eficiência do processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo demonstra a viabilidade da geração de biogás a partir de aterros sanitários como uma fonte de energia renovável e sustentável. A utilização de biogás em motores-geradores apresenta um grande potencial para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para um futuro mais verde.

PALAVRAS-CHAVE: Biogás; Metano; Energia limpa; Aterro sanitário; Efeito estufa.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.