EFEITO DA APRENDIZAGEM ATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE

MUSSI, Lohine ¹; REINEHR, Sheila ³; DORS, Tania Mara ³; MALUCELLI, Andreia ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Sistemas De Informação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O setor de Tecnologia da Informação (TI) enfrenta uma carência significativa de profissionais qualificados, o que se conecta às mudanças nos perfis profissionais que demandam tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, principalmente com a crescente demanda por software mais complexo e confiável, o que aumenta a necessidade de desenvolver técnicas mais precisas de controle e gestão de projetos. Isso representa um desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois o método tradicional de ensino, focado na memorização de conteúdos e aulas expositivas, não é mais suficiente para a formação desses profissionais. Com isso, o emprego de metodologias não tradicionais tornou-se uma tendência, visto que a abordagem de ensino passiva, onde o estudante apenas assiste aulas expositivas, não se mostra mais funcional. Assim, a metodologia de aprendizagem ativa, que tem como finalidade a participação significativa e o protagonismo dos estudantes, vem sendo adotada como abordagem metodológica de várias IES. OBJETIVOS: Compreender o efeito das metodologias de aprendizagem ativa no desenvolvimento das competências vinculadas às disciplinas associadas à trilha de gestão de projetos na área de Engenharia de Software. MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa foi o Estudo de Caso, baseado em entrevistas semiestruturadas conduzidas com quatro docentes que utilizam metodologia de aprendizagem ativa e lecionam disciplinas associadas à gestão de projetos. Os dados coletados foram analisados com codificação aberta e axial utilizando a Grounded Theory e a ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados mostram que, nas disciplinas de gestão de projetos, os estudantes desenvolveram e aprimoraram habilidades técnicas e comportamentais essenciais. A metodologia de aprendizagem ativa, em comparação com o ensino tradicional, proporcionou um melhor desempenho ao aumentar o engajamento, aprimorar habilidades práticas e promover a colaboração e o pensamento crítico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa identificou habilidades técnicas e comportamentais desenvolvidas pelos estudantes por meio de metodologias de aprendizagem ativa. Observou-se que as habilidades essenciais para a gestão de projetos são eficazmente aprendidas em sala de aula, e que muitas IES têm apoiado e adotado essas metodologias, investindo em formação docente, cursos específicos, eventos e parcerias. No entanto, ainda há desafios a serem superados por algumas Instituições ao institucionalizar essa abordagem de ensino. A pesquisa demonstra que a aprendizagem ativa contribui significativamente para a formação integral dos estudantes, tornando-os profissionais eficazes na área de gerenciamento de projetos, preparados para o mercado de trabalho e atendendo às demandas contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia de Aprendizagem Ativa; Gestão de Projetos; Soft Skills; Instituições de Ensino Superior; Grounded Theory

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.