AVALIAÇÃO DO USO DO FRAX EM PACIENTES COM DIABETES TIPO2

BROLIANI, Antonella Silva ¹; RAMOS, Cassio Slompo ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma questão preocupante a nível mundial, e um grande número de complicações está relacionado a essa doença. Pacientes com diabetes tem uma maior fragilidade ósse e estão mais propensos a fraturas. OBJETIVOS: realizar uma avaliação do risco de fratura entre pacientes diabéticos e identificar o percentual de pacientes com alto risco de fraturas. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo observacional, utilizando um questionário adaptado, de 18 questões, com o propósito de aplicar o instrumento FRAX nos pacientes do Ambulatório do Hospital Universitário Cajuru para calcular a probabilidade de fratura nos próximos 10 anos. RESULTADOS: Foram avaliados 50 pacientes com diabetes tipo 2, sendo 29 mulheres e 21 homens, com idade média 67 anos (DP 11,3), apresentando média do IMC de 29 kg/m2 (DP 5,37).com mediana da duração do diabetes de 10 anos (0,3-44) e 53,1% dos pacientes estavam em tratamento com insulina. Na avaliação do FRAX para fratura de quadril, 13 pacientes (26%) apresentavam risco de fratura de quadril > 3%. Estes pacientes apresentavam média de idade 72,8 anos (DP 9,68), IMC médio de 25,6 (DP 3,23), tempo médio de duração do diabetes de 15,1 anos (DP 10,7), HbA1c média 6,92% (DP 1,25%) e 50% estavam em uso de insulina. Na avaliação do FRAX para fratura maior, 4 pacientes (8%) apresentavam risco de fratura de quadril > 20%. Estes pacientes apresentavam média de idade 80,8 anos (DP 9,6), IMC médio de 24,6 (DP 5,69), tempo médio de duração do diabetes de 14 anos (DP 8,21), HbA1c média 7,13% (DP 0,91%) e 50% estavam em uso de insulina. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pacientes diabéticos tem um risco aumentado de fratura quando avaliados pelo FRAX.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Diabetes Mellitus; 2. Osteoporose; 3. FRAX;