RESPONSABILIDADE E CUIDADO

FERRARINI, Milena ¹; TIBALDEO, Roberto Franzini ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em História – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A partir dos estudos acerca da ética do cuidado e da responsabilidade, o presente projeto procura estabelecer uma relação entre a prática da ética e o desenvolvimento educacional democrático ativo, considerando neste processo as implicações do atual modelo ético-educacional e também as possibilidades fomentadas por uma perspectiva cuidadosa. Desta forma é exposto um estudo de associação entres as perspectivas focalizadas de Joan C. Tronto, Margaret U. Walker e Martha Nussbaum de cuidado democrático e o modelo educacional disposto na “Philosophy for Children” (Filosofia para crianças) desenvolvida por Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp a partir da década de 1970 nos Estados Unidos. OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa é o de explorar os potenciais políticos, as aplicações de pensamento e principalmente evidenciando a contribuição dos autores para com as atuais noções de responsabilidade, cuidado e educação democrática. É estabelecido desta forma um paralelo baseado na aplicação de uma educação democrática que visualiza o educando integral, equaliza as oportunidades e promove um enlace solidário. MATERIAIS E MÉTODO: Tal construção é feita a partir de uma análise crítica e ativa dos levantamentos bibliográficos analisados, constituída de forma analítica e dialógica, que se estabelece através de associações em diferentes frentes humanísticas e sociais. RESULTADOS: Como resultado, este estudo conseguiu analisar de uma perspectiva ampliada os enlaces éticos e políticos que opõem a perspectiva perpetuada pela tradição ocidental econômica e competitivo a um modelo “feminino” que busca estabelecer uma aplicação efetivamente democrática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: São elencadas, desta maneira as concomitâncias entre os pensamentos postulados e suas paridades para constituir uma centralidade educacional cuidadosa, autônoma e democrática.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Cuidado; 2. Educação; 3. Democracia; 4. Responsabilidade; 5. Educação Democrática.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.