A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

MOTTIN, Maria Rita Armstrong ¹; RIBAS, Cristiane Goncalves ²
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração que acomete o neurodesenvolvimento conhecido pelas dificuldades de comunicação verbal ou não verbal, na interação social e que vai muito além de comportamentos restritos e repetitivos. O referido espectro pode impactar não só o campo social das crianças, mas pode ter consequências expressivas no desenvolvimento motor e cognitivo, atingindo as habilidades motoras grossas e finas. Assim, a fisioterapia surge como uma intervenção capaz de compreender e auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo dessas crianças. Objetivos: OBJETIVOS: Dessa maneira, esse estudo tem por objetivo fazer uma análise dos impactos e das repercussões fisioterapêuticas para o desenvolvimento motor e cognitivo desse público-alvo. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos: Para isso, foi feita essa revisão sistemática, com bases na abordagem PRISMA, onde foram usadas as estratégias PICO. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2024, usando as bases de dados PUMED, PEDro, SciELO, Lilacs, Cochrane, Medline e Capes. Os descritores foram: Fisioterapia, Desenvolvimento Motor, Desenvolvimento Cognitivo e Transtorno do Espectro Autista, compatíveis entre si pelos operadores AND. As datas para as buscas deste estudo ficaram compreendidas entre os anos de 2019 e 2024. Ainda foi feita uma avaliação crítica dos resultados com o intuito de apreciar a qualidade dos métodos do estudo e sua coerência com os esclarecimentos apresentados. Três estudos desempenharam os critérios de inclusão. RESULTADOS: Resultados: Conforme os estudos verificou-se que eles recomendam intervenções como exercícios estruturados, hidroterapia, bem como a estimulação cerebral por tDCS, que podem provocar efeitos positivos e de relevantes significados para o desenvolvimento cognitivo, motor e funcional das crianças com TEA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão: Finalizando, compreende-se que essas abordagens comprovam melhorias da sociabilidade, das habilidades motoras e cognitivas, da saúde física e comportamento, sugerindo impacto positivo nessas áreas em particular.

PALAVRAS-CHAVE: Fisioterapia; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Motor; Transtorno do Espectro Autista.