EXPRESSÃO DO GENE BDNF E SUA INFLUÊNCIA NO TEA DE CRIANÇAS FILHAS DE MÃES QUE TIVERAM COVID DURANTE A GRAVIDEZ

NOGUEIRA, Maria Letícia ¹; BIGNARDI, Paulo Roberto ³; BELLO, Valéria Aparecida ³; OLIVEIRA, Carlos Eduardo Coral ³; FREDERICO, Regina Celia Poli ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Estudos indicam que infecções durante a gestação podem prejudicar o neurodesenvolvimento do recém-nascido, afetando a saúde da criança e de seus familiares. A infecção pelo SARS-CoV-2 está associada à síndrome do desconforto respiratório agudo devido à intensa resposta inflamatória que o vírus provoca, podendo resultar em complicações graves, crônicas ou fatais. A infecção viral materna desencadeia um aumento de citocinas pró-inflamatórias na circulação sistêmica, que então entram na circulação fetal e atingem o cérebro em desenvolvimento, alterando a biologia das células progenitoras neurais e ativando a micróglia, fazendo com que produzam ainda mais citocinas pró-inflamatórias, levando à neuroinflamação fetal . OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre o aumento da expressão do gene TGFB em gestantes infectadas pelo SARS-CoV-2 . MATERIAIS E MÉTODO: Amostras de sangue periférico das participantes foram coletadas para extração de RNA pelo método Trizol e subsequente realização de reação qRT-PCR em tempo real. Os testes estatísticos empregados foram: Man-Whitney, teste T e correlação de Spearman, quando apropriado. O valor de significância adotado foi de p < 0,05. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma expressão significativamente aumentada de transcritos do gene TGFB nas gestantes que testaram positivo para COVID-19, com expressão relativa de 8,0 em comparação ao grupo controle. Em contraste, as gestantes que não contraíram o vírus durante a gestação, registraram o valor relativo de 2,0 em comparação ao grupo controle. As mulheres não gestantes e não infectadas registraram expressão de 0 deste gene. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que a infecção por SARS-CoV-2 pode aumentar a expressão de citocinas pró-inflamatórias, especialmente TGFB, potencialmente causando repercussões negativas no neurodesenvolvimento dos recém-nascidos.

PALAVRAS-CHAVE: COVID-19; gestação; SARS-CoV-2; expressão gênica; TGFB.