POVOS INDÍGENAS, NATUREZA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

FIRMINO, Leticia Da Cunha ¹; JABUR, Gisele ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Nossa Senhora Medianeira
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Direito Econômico E Social – Doutorado – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório tem como tema: “Povos indígenas, natureza e mudanças climáticas”, com enfoque principalmente nas áreas de Direito dos povos indígenas e da natureza. Por meio de revisões bibliográficas de obras escritas por lideranças indígenas — tais como André Baniwa, Aílton Krenak, e Davi Kopenawa — a pesquisa pretende demonstrar a ligação dos povos indígenas com a natureza e a vida dentro dela, buscando compreender o quanto e como a vida desses povos está sendo impactada pelo aquecimento global. OBJETIVOS: Este projeto tem por objetivo geral estudar a relação entre povos indígenas e as mudanças climáticas, tendo em vista os impactos socioambientais destas no modo de vida tradicional dos povos indígenas no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: Esse trabalho de pesquisa foi feito inteiramente por meio de revisões bibliográficas, tanto de livros quanto de artigos e sites. No primeiro momento, foram lidos e sintetizados livros e artigos de importantes líderes indígenas, reconhecidos nacionalmente pelos seus trabalhos. Em seguida, após a realização do relatório parcial, foram investigados dois sites relacionados aos povos indígenas e às mudanças climáticas. A finalização se deu pela análise dos fichamentos dos textos e compilação das discussões dos principais autores no relatório final. RESULTADOS: A partir do confronto entre a literatura e o conteúdo dos sites foi possível avaliar a falta de políticas em relação à proteção da natureza e do mundo como um todo. É perceptível a falta de importância que a maior parte dos humanos dá ao meio ambiente, mesmo sabendo que não é possível viver sem ele. Não obstante, o lucro é geralmente visto como prioridade, ou seja, desde que haja uma ganha de renda, a destruição da natureza não será interessante o suficiente para se preocupar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio desse trabalho, foi notável a falta de políticas em relação à proteção da natureza e do mundo como um todo. É perceptível a falta de importância que a maior parte dos humanos dá ao meio ambiente, mesmo sabendo que não é possível viver sem ele. Porém, isso não é uma regra em todos os lugares do mundo. Alguns países latino-americanos incluem objetos naturais em suas respectivas constituições e incluíram o conceito de “bem viver” em seus documentos, como garantia de direito da natureza como igual ao ser humano.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Povos indígenas; 2. Mudanças climáticas; 3. Natureza; 4. Capitalismo; 5. Civilização.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.