GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BASE DE DADOS DE EVENTOS E RELAÇÕES TEMPORAIS

FRANCO, Bruno Leite ¹; SCALABRIN, Edson Emilio ²
Curso do(a) Estudante: Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A representação de eventos nos processos de negócios configura-se como uma questão essencial na otimização e compreensão das operações empresariais. Enquanto a lógica temporal tem como objetivo viabilizar a ordenação cronológica de eventos no tempo e identificar relações causais entre eles. OBJETIVOS: Esse estudo busca aplicar a álgebra de intervalos para representar a relação entre eventos. Encontrar uma forma mais eficiente de fazer o cálculo de consistência interna na lógica temporal de intervalos. E aplicar essa representação para dar suporte ao diagnóstico em processos de negócios. MATERIAIS E MÉTODO: Geração de um algoritmo sem retrocesso para aplicar a lógica temporal para garantir a consistência de log de evento e gerar uma nova definição para relações de causa e consequência. RESULTADOS: de causas compostas. Um algoritmo de verificação de consistência foi desenvolvido, focando nas relações entre inícios e fins dos intervalos, diferente do método original de Allen, que permite calcular consistência sem realizar retrocesso. Para adaptar logs de eventos de processos de negócio, os eventos foram descritos como intervalos consistentes, com o ajuste de diferenciar eventos de mesma categoria por meio da adição da quantidade de vezes que o evento aconteceu no caso em que ele está inserido a seu nome para torná-lo um identificador do evento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização de intervalos temporais e a aplicação da álgebra de intervalos de Allen oferecem uma estrutura eficiente para a análise de eventos em diversos contextos. A redefinição das relações causais e a implementação de um algoritmo sem retrocesso proporcionam uma compreensão mais profunda e precisa das dinâmicas temporais, possibilitando avanços significativos na modelagem e validação de processos complexos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Lógica Temporal; 2. Álgebra de Intervalos; 3. Algoritmos; 4. Cálculo de Consistência; 5 Sistemas de Raciocínio.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.