ASPECTOS COGNITIVOS DA FUNÇÃO ATENCIONAL EM CRIANÇAS ACOLHIDAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

POUSA, Victor Lucas De Souza ¹; PARANA, Camila Maia De Oliveira Borges ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A instabilidade no cuidado infantil é um processo que pode ter consequências significativas no desenvolvimento psicológico das crianças. Como alternativa a esse fenômeno, apresentam-se que os benefícios do cuidado individualizado proporcionado pelo acolhimento familiar para amenizar o impacto causado por negligências são amplamente conhecidos internacionalmente. Crianças em acolhimento enfrentam desafios frequentes que podem comprometer o desenvolvimento saudável da atenção, decorrente de experiências traumáticas prévias, como a separação de cuidadores e falta de estabilidade no ambiente. OBJETIVOS: O presente trabalho teve como objetivo sintetizar o conhecimento atual sobre os aspectos cognitivos da função atencional em crianças acolhidas, além de
investigar metodologias de avaliação atencional e estratégias de intervenções na literatura entre 10 anos de produções. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se os descritores: “Residential care” OR “foster home care” OR “institutional care” AND “attentional cogntive function” e a revisão foi realizada em bases de dados de publicações internacionais Redalyc, PubMed, BVS, ScienceDirect e Periódicos CAPES. RESULTADOS: Foram encontrados 5 estudos com base nos descritores e critérios de exclusão. O ano de publicação concentrou-se entre 2016 e 2021. Constatou-se que houve um crescimento expressivo e não-linear nas publicações científicas nesta área a partir deste período, com poucas produções nacionais sobre o tema. A maior parte das amostras foi composta por crianças, sobretudo, de 8 a 12 anos que sofreram interrupção nos cuidados dos pais ou desde o nascimento encontravam-se em acolhimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta revisão demonstra que há necessidade de estudos mais completos com comparações e pareamentos entre grupos nos tipos de acolhimento e instabilidades nos cuidados. É importante que sejam consideradas as particularidades sociodemográficas dos diferentes países.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Acolhimento; 2. Acolhimento familiar; 3. Função atencional

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.