ANÁLISE SALIVAR E CONTAGEM DE LACTOBACILLUS SPP. EM PACIENTES PORTADORES DO HIV/AIDS

ZARONE, Ana Bruna ¹; TORNIER, Sara De Cassia ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Doutorado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução: A previsão do estado de saúde e doença por meio de biomarcadores salivares apresenta um potencial alternativo promissor às análises séricas convencionais. Os lactobacilos, comumente isolados da cavidade oral, especialmente no biofilme dentário e na língua, geralmente representam menos de 1% da microbiota oral. Esses microrganismos têm correlação com a doença cárie e são influenciados por condições sistêmicas, sendo importantes analitos junto com a sialometria e o biofilme. OBJETIVOS: Objetivo: Avaliar as alterações salivares em termos de fluxo e capacidade tampão, além da contagem de lactobacilos na saliva estimulada de pacientes portadores de HIV. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 90 indivíduos de ambos os sexos, com idades entre 20 e 64 anos, sendo 65 homens e 25 mulheres. Os participantes foram divididos em dois grupos: HIV+ (30 indivíduos) e controle (60 indivíduos). Foram realizadas inspeções clínicas e coletas de saliva estimulada, seguidas de mensuração do fluxo salivar, capacidade tampão e contagem de lactobacilos. RESULTADOS: Não houve diferença significativa na concentração de lactobacilos entre os grupos. No entanto, os pacientes HIV+ apresentaram uma redução no fluxo salivar, maior índice de placa e uma capacidade tampão salivar superior ao grupo controle. Esses achados são relevantes, pois contradizem estudos anteriores que indicam uma diminuição na capacidade tampão salivar devido ao tratamento antirretroviral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não houve diferença significativa na concentração de lactobacilos entre os grupos. No entanto, os pacientes HIV+ apresentaram uma redução no fluxo salivar, maior índice de placa e uma capacidade tampão salivar superior ao grupo controle. Esses achados são relevantes, pois contradizem estudos anteriores que indicam uma diminuição na capacidade tampão salivar devido ao tratamento antirretroviral.

PALAVRAS-CHAVE: Lactobacilos; Biomarcador salivar; HIV; Capacidade tampão; Fluxo salivar

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.