LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA ESTUDOS BÍBLICOS (2014-2023)

SOUZA, Ana Gabrielly Machuck De ¹; CATENASSI, Fabrizio Zandonadi ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A exegese bíblica latino-americana foca nos aspectos sociais, políticos, econômicos e ideológicos das sociedades que influenciaram a Bíblia. A revista Estudos Bíblicos, criada em 1984 como um anexo da Revista Eclesiástica Brasileira e tornando-se independente em 1986, é um importante veículo dessa pesquisa. Idealizada por um grupo ecumênico, a revista promove uma leitura da Bíblia centrada na opção preferencial pelos pobres, valorizando uma hermenêutica contextualizada e seu uso na ação pastoral. Desde 2021, é publicada pela Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (Abib) em formato online. Embora existam bibliografias que catalogam seus artigos, não há uma catalogação completa e sistemática OBJETIVOS: A pesquisa tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliográfico dos artigos publicados na revista Estudos Bíblicos de 2014 a 2023. MATERIAIS E MÉTODO: Primeira etapa foi o catálogo dos artigos, criando uma planilha no Excel com informações sobre autoria, publicação, resumo, palavras-chave, metodologia e texto bíblico analisado para cada artigo da revista Estudos Bíblicos. A segunda etapa foi a análise quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: Este estudo apresentou um levantamento bibliográfico dos artigos publicados na revista Estudos Bíblicos entre 2014 e 2023, destacando a abordagem da exegese bíblica latino-americana com foco na opção preferencial pelos pobres. A análise qualitativa dos artigos permitiu traçar um panorama das tendências temáticas e metodológicas da pesquisa bíblica na região. A revista continua a ser uma plataforma essencial para a disseminação de uma leitura contextualizada da Bíblia, contribuindo para a ação pastoral e o entendimento das Escrituras. Com a migração para o formato on-line, a Estudos Bíblicos mantém sua relevância no cenário teológico contemporâneo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo apresentou um levantamento bibliográfico dos artigos publicados na revista Estudos Bíblicos entre 2014 e 2023, destacando a abordagem da exegese bíblica latino-americana com foco na opção preferencial pelos pobres. A análise qualitativa dos artigos permitiu traçar um panorama das tendências temáticas e metodológicas da pesquisa bíblica na região. A revista continua a ser uma plataforma essencial para a disseminação de uma leitura contextualizada da Bíblia, contribuindo para a ação pastoral e o entendimento das Escrituras. Com a migração para o formato on-line, a Estudos Bíblicos mantém sua relevância no cenário teológico contemporâneo.

PALAVRAS-CHAVE: Estudos Bíblicos; pesquisa bibliográfica; artigos

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.