O TEATRO DO OPRIMIDO DE AUGUSTO BOAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O PROTAGONISMO SOCIAL

REGIANI, Isabela Dos Santos ¹; GONCALVES, Adalgisa Aparecida De Oliveira ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Costa Viana
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Artes Cênicas – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Teatro do Oprimido é rico em possibilidades formativas para todas as camadas da sociedade, no entanto, é fundamental que se compreenda a essência da proposta para que esta, de fato, contribua na formação para um protagonismo social efetivo. Por isso nos debruçamos no estudo da construção, organização e estruturação do TO e das técnicas desenvolvidas por Augusto Boal. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi de modo geral analisar a proposta do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, para caracterizá-la e classificar as formas didáticas de teatro apresentadas pelo próprio criador. MATERIAIS E MÉTODO: O principal método de pesquisa foi bibliográfico visto que favorece, por meio do estado da arte, criar um mapa conexo e abrangente da proposta de Teatro do Oprimido. RESULTADOS: Como resultado podemos afirmar que o Teatro do Oprimido é um excelente instrumento didático na formação e conscientização do cidadão para ser protagonista da transformação social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao término da pesquisa podemos perceber que transformar a pedagogia brasileira contemporânea pode ser um objetivo para aplicar o TO nas Escolas de Ensino Médio, no entanto, entendemos que a transformação deve começar de onde podemos chegar, seja a transformação/conscientização de uma turma, de apenas uma pessoa, mas o importante é não deixar passar despercebida nenhuma situação de opressão seja ela qual for. Portanto, o Teatro do Oprimido é uma forma teatral que se adequa a diferentes situações, levando à reflexão, à análise e à tomada de decisão sobre a atuação individual e coletiva na busca de resolução para situações de opressão social em todos os âmbitos em que se manifesta.

PALAVRAS-CHAVE: Augusto Boal; Teatro do Oprimido; Teatro-fórum; Protagonismo social.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.