VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES DO PARANÁ (1964-1985)

SOUZA, Rafaela Gouvea De ¹; RENK, Valquiria Elita ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em História – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa se insere na interface entre a Educação e os Direitos Humanos, com o objetivo de investigar as violações à dignidade e aos direitos humanos de professores no estado do Paraná, com um recorte temporal na ditadura civil militar (1964-1985). OBJETIVOS: Analisar como os documentos presentes nas Pastas Temáticas da Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná- DOPS-PR trazem vestígios dos processos de resistência política dos professores do Paraná, no período em análise; identificar quais foram os relatórios produzidos pelos agentes do Estado (polícia política); e registrar as formas de resistência política, através dos documentos e dos relatos dos agentes do Estado, constantes em cada Dossiê DOPS-PR. MATERIAIS E MÉTODO: Esta é uma análise historiográfica de metodologia qualitativa, cujas fontes documentais são os Dossiês DOPS-PR, referentes aos docentes, que estão no Arquivo Público do Paraná. Documentos estes que foram analisados como fontes históricas alicerçados na teoria de Arlette Farge (2009) sobre o trabalho em arquivos, e partir do conceito de memória de Jacques Le Goff (2003). RESULTADOS: A partir da análise, que a memória oficial construída pelos arquivos da DOPS-PR permite explorar diversos aspectos presentes no universo da educação paranaense durante o período analisado, elucidando sobre as tensões travadas entre instâncias oficiais e o professorado, e entre a próprio professorado, retratando na mesma medida as estratégias de resistência adotadas pela classe docente frente às decisões do Estado CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise dos documentos DOPS-PR, nos permitem corroborar para a construção de uma memória da educação paranaense, promovendo através do trabalho de lembrança e luto, da luta política por parte de militantes da educação e da intensa censura e opressão operada pelo Estado, a justiça por meio da memória, que se torna fundamental para educar para o nunca mais e para os Direitos Humanos, permitindo por meio disso nos projetarmos ao futuro.

PALAVRAS-CHAVE: DOPS-PR; Docentes; Memória; Arquivos