DESENVOLVIMENTO DE REA PARA O PROJETO CONNECT

CAMARA, Laura Figueiredo ¹; TORRES, Patrícia Lupion ³; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa teve como proposta a criação de um infográfico interativo que possua a licença aberta para que possa ser disponibilizado como um recurso educacional aberto na plataforma CONNECT. O Projeto CONNECT tem base na escolarização aberta e visa fomentar a busca por carreiras em áreas de STEM por meio da promoção de capital científico, e o STEM é uma sigla para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A metodologia utilizada foi a da pesquisa exploratória, que delimitou a área de trabalho estudada. Como resultado tem-se um levamento teórico sobre Educação aberta, REA, STEM e infografia, além disso, o desenvolvimento de um infográfico digital interativo com licença aberta. OBJETIVOS: Objetivo Geral: Desenvolver um infográfico em formato aberto utilizando de mídias gráficas e princípios de design universal que permita uma acessibilidade mais ampla.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Levantar material teórico de temas relacionados a “STEM”
b) Levantar os REAs utilizados no CONNECT
c) Desenvolver do REA
d) Aplicar o REA em contexto educacional
e) Avaliar os resultados MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada na pesquisa aqui descrita foi a pesquisa exploratória, que busca delimitar um campo de trabalho a partir de levantar e mapear informações sobre um determinado objeto, servindo como preparação para uma pesquisa explicativa. RESULTADOS: Os resultados foram uma pesquisa teórica sobre os temas: educação aberta, recursos educacionais abertos, projeto CONNECT, STEM e infográficos. Também foi realizado um infográfico interativo sobre a classe das palavras, com o objetivo de explicar de maneira lúdica e descomplicada o que é cada classe por meio de uma história sobre um reino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa teórica nestes temas que tangem a educação é de extrema importância, já que ainda existem poucos materiais neste formato, dificuldade ao lidar com ferramentas que são pagas e inacessíveis, e, uma falta de incentivo para a produção pedagógica com licenciamento aberto.

PALAVRAS-CHAVE: Recurso educacional aberto; Educação aberta; Infográfico; Licença aberta.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.