A CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO ESPAÇO DO ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NOSSA SENHORA DA LUZ: ANÁLISE DOCUMENTAL

LEOZ, Giulia De Melo ¹; COSER, Milena Ísis ³; UTRABO, Caio Thomaz ³; MENEGATTI, Claudia Lucia ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Núcleo de Práticas Psicológicas (NPP) da PUCPR funciona no espaço de um dos pavilhões do antigo Hospital Nossa Senhora da Luz (HNSL), primeira instituição psiquiátrica do Paraná, fundado em 1903. O NPP, que presta serviços em saúde mental, passou a ocupar este espaço simbólico da história da psiquiatria no estado do Paraná. OBJETIVOS: Como há poucos registros desta transição, esta pesquisa teve como objetivo levantar, por meio de pesquisa documental, a história do espaço físico e simbólico do atual Núcleo de Práticas Psicológicas, situado no antigo HNSL. Além disso, visou-se identificar e analisar documentos que contem como aconteceu o processo de estruturação, funcionamento, reestruturação e reforma do Hospício Nossa Senhora da Luz para abrigar o atual NPP (Núcleo de Práticas em Psicologia) da PUCPR. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada análise documental qualitativa, histórica e exploratória, aprovada em Comitê de Ética em Pesquisa, que levantou a história deste espaço físico e simbólico e a transição para seu uso atual por meio de documentos oficiais, históricos e jornalísticos. Fez-se leitura integral e categorização destes documentos. Para análise dos dados, utilizou-se da análise de conteúdo temática, levantando 3 categorias: O HNSL (origem, funcionamento e relação com a aliança saúde); O fechamento do HNSL; e o Núcleo de Práticas em Psicologia (origem e funcionamento). RESULTADOS: Encontrou-se 79 documentos, sendo eles oficiais, 29,11%; não oficiais, 21,51% e publicações em periódicos de notícias 49,30%. Por meio destes, pode-se estabelecer a cronologia histórica do HNSL, fundado em 1903, e seu funcionamento, bem como dados relativos ao funcionamento do NPP. Contudo, observou-se que ainda são escassas informações sobre o fechamento do HNSL, que teria sido concluído entre 2012-2014, e muitas lacunas não foram preenchidas, como o processo de decisão de fechamento, a data de encerramento dos serviços, e como foi realizada a realocação dos internos do Hospital. Também não foram encontrados documentos que descrevessem o processo de estabelecimento do NPP no local, mesmo que vários documentos se referirem a sua história dentro do curso de psicologia. Notou-se que não há citações do HNSL nos registros históricos do NPP e a única ligação que pode ser realizada entre ambos estabelecimentos, nos documentos públicos da universidade, é por meio do endereço compartilhado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Frente às diversas lacunas encontradas, concluiu-se que tais temas ainda estão em processo de reconstrução simbólica e histórica, pouco documentados em registros oficiais, recomendando-se a continuidade da pesquisa com a coleta de depoimentos de personagens envolvidos nesta transição.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Hospital Psiquiátrico 2. Serviços de Saúde na Universidade; 3. Reforma Psiquiátrica; 4. História; 5 Análise Documental.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.