BARBOSA, Felipe Souza ¹; MELO, Luiz Gustavo Piccoli De ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Estímulos sensoriais desde o nascimento são cruciais para o neurodesenvolvimento. Disfunções no processamento sensorial podem afetar o desenvolvimento infantil. OBJETIVOS: Este estudo observacional tem como objetivo analisar a associação entre as alterações psiquiátricas de mães infectadas pelo SARS-Cov-2 durante a gestação e o processamento sensorial de lactentes com 3 meses de idade. MATERIAIS E MÉTODO: Participaram do estudo 33 puérperas que foram infectadas durante a gestação e seus respectivos recém-nascidos (RN) selecionadas do ambulatório da PUC-Londrina. Os critérios de inclusão foram mulheres com mais de 18 anos que tiveram infecção por SARS-Cov-2 durante a gravidez. Os critérios de exclusão incluíram puérperas que perderam o seguimento do estudo e mulheres com algum problema cognitivo grave que dificultasse a compreensão do questionário. Os dados foram coletados através de questionários constando dados clínicos e sociodemográficos. Para a avaliação do perfil sensorial foi utilizado a escala Perfil Sensorial 2 (PS2). Todos os participantes assinaram o termo de consentimento ético aprovado pela instituição. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a maioria dos lactentes apresentou um perfil sensorial dentro do esperado para a idade, entretanto, 21,2% foram classificados como “muito mais que os outros (aqueles com maior risco de desenvolverem um Transtorno do processamento sensorial). Não houve diferenças significativas entre os grupos de perfil sensorial (“muito mais que os outros” e “outros grupos”) em relação ao histórico psiquiátrico das mães (histórico durante a gestação de violência conjugal, de transtorno depressivo e de algum transtorno psiquiátrico; histórico prévio a gestação de transtorno depressivo, de transtorno bipolar, de uso de drogas ilícitas, de tentativa de suicídio e de algum transtorno psiquiátrico; escore total ou ≥ 12 do Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo e do Escala de Transtorno de Humor aos 3 meses de puerpério). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a maioria dos lactentes de mães infectadas pelo SARS-Cov-2 durante a gestação estavam dentro dos padrões esperados para a idade, mas que uma parcela considerável dos casos foi classificada como “muito mais que os outros” na pontuação do PS 2, sugerindo um potencial risco para transtornos de neurodesenvolvimento no futuro. Não houve diferenças significativas entre os grupos de perfil sensorial (“muito mais que os outros” e “outros grupos”) em relação ao histórico psiquiátrico das mães. Assim, recomenda-se outros estudos para auxiliar na melhor compreensão do impacto dos infecções virais e das alterações psiquiátricas no processamento sensorial.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Processamento Sensorial; 2. Transtornos Psiquiátricos; 3. Sars-Cov-2; 4. COVID-19; 5. Gestação

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.