SINDROME PÓS-COVID: AVALIAÇÃO CLÍNICA DA PERSISTÊNCIA DOS SINTOMAS E CORRELAÇÃO COM A IDADE DE PACIENTES ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO DA REDE PÚBLICA DE CURITIBA

MAIELLO, Bruna Di Loreto ¹; MAINGUE, Paula Christina Pires Muller ²
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No final de 2019, surgiu na China, um vírus conhecido como SARS-CoV-2. A pandemia da COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, deixou sequelas significativas, incluindo a Síndrome Pós-COVID (SPC), que afeta a função cardiorrespiratória, a qualidade de vida e a funcionalidade após a alta hospitalar. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo analisar a persistência e intensidade dos sintomas da SPC e correlacioná-los com diferentes faixas etárias de pacientes acompanhados em um ambulatório da rede pública de Curitiba. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada no Ambulatório de COVID-19 da PUCPR, abrangendo indivíduos de ambos os sexos e todas as idades, com diagnóstico prévio de COVID-19. O projeto inclui a identificação detalhada dos sintomas persistentes através de entrevistas estruturadas e questionários validados, e a comparação entre grupos etários utilizando métodos estatísticos para identificar correlações relevantes.Foram utilizadas avaliações respiratórias e de funcionalidade, incluindo o teste de caminhada de 6 minutos, dinamometria, e questionário WHOQOL-Bref para qualidade de vida. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS. RESULTADOS: Entre os 75 pacientes avaliados, 64 foram hospitalizados e continuaram a apresentar sintomas associados à COVID-19 semanas e meses após a recuperação inicial. Os principais sintomas relatados incluem fadiga, dispneia, tosse e diversas formas de dor CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise indicou que problemas respiratórios são os mais comuns entre os sobreviventes da COVID-19, independentemente da faixa etária, com maior incidência de dispneia e fadiga em pacientes mais velhos. Este estudo contribui para o avanço do conhecimento científico sobre a síndrome e fornece dados para o planejamento de estratégias de saúde pública voltadas para o acompanhamento de pacientes pós-infecção pela COVID-19.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Síndrome pós-covid; 2. COVID-19; 3. Qualidade de vida; 4. Função cardiorrespiratória; 5 Funcionalidade pós-alta.