CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: ANÁLISE DA INCIDÊNCIA, DO COMPORTAMENTO PREVENTIVO E DA EFICÁCIA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA ATENÇÃO À SAÚDE EM LONDRINA-PR NO ANO DE 2023

SELLA, Beatriz Pereira ¹; OLIVEIRA, Beatriz Maria Batista De ³; TERRA, Vania Aparecida ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O câncer de colo uterino (CCU) é uma patologia que decorre de lesões de lenta progressão com importante associação com a infecção do Papilomavirus Humano (HPV). O presente trabalho tem por foco estudar a epidemiologia dessa patologia na cidade de Londrina, em um recorte das pacientes diagnosticadas nas Unidades Básicas de Saúde e cadastradas no SISCAN (Sistema de Informações do Câncer). OBJETIVOS: Analisar as características etnia, idade, renda, índice de massa corpórea (IMC) das pacientes diagnosticadas com Lesão Intraepitelial de Alto Grau (NIC III) ou Carcinoma Invasivo em cada unidade básica de saúde de Londrina, no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023; avaliar o comportamento preventivo do CCU nos dados de realização de exame Papanicolau, presença de parceiro fixo e uso de preservativo nas relações sexuais. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado um levantamento epidemiológico em parceria com a Secretaria da Saúde de Londrina e a Vigilância Epidemiológica de Londrina. As mulheres identificadas foram contatadas e submetidas a uma entrevista de cunho sociocultural após o aceite do TCLE. Os dados coletados foram tabulados e correlacionados de forma qualitativa. RESULTADOS: Identificou-se 121 pacientes diagnosticadas em 2023, sendo 44 contatadas. Observou-se maior prevalência de NIC III e Carcinoma invasivo nas regiões norte (27,9%) e leste (20,9%) do município de Londrina. A idade média das pacientes variou entre 27,5 e 40 anos, sendo que 53,5% se identificam como parda, 41,9% brancas, e 4,7% negras. As mulheres apresentaram contextos socioeconômicos de baixa escolaridade, sendo 50% com o ciclo básico incompleto, baixa renda percapta (de 480 a 1580 reais). Além de baixo conhecimento sobre a doença e sobre o HPV somado a comportamentos sexuais de risco, como parceiros não fixos (30,2%) e histórico de relações sexuais sem uso de preservativo (100%). Além disso, 34,8% estavam em sobrepeso (IMC entre 25,0 e 29,9), 23,2% em obesidade grau 1 (IMC entre 30,0 e 34,9) e 39,5% com IMC considerado adequado (entre 18,6 e 24,9). Uma paciente apresentou IMC abaixo do normal, com valor de 16,9. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entende-se a necessidade de campanhas de conscientização acerca dos fatores de risco modificáveis da doença e maior cobertura vacinal contra o HPV.

PALAVRAS-CHAVE: HPV; Câncer de Colo de Útero; Cervical Intraepithelial Neoplasia; Uterine Cervical Neoplasms.