DESENVOLVIMENTO DE BIOFILMES À BASE DE GOMA DE CAJUEIRO POR FIAÇÃO POR SOPRO

IURK, Priscila ¹; MERUVIA, Michelle Sostag ³; SOUZA, Clayton Fernandes De ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Química – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A utilização dos polímeros naturais e sintéticos ou a combinação de ambos na produção das nanofibras utilizando técnicas disruptivas de manufatura aditiva como a fiação por sopro. Devido a natureza versátil e as propriedades multifuncionais destes polímeros atreladas a obtenção de membranas nanofibriladas, podem ser empregadas, por exemplo, na cicatrização de feridas, tratamento de câncer etc. OBJETIVOS: Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar a aplicação da técnica de fiação por sopro na produção de biofilmes à base de goma de cajueiro e goma gelana para potenciais aplicações biotecnológicas. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foram preparadas soluções de goma gelana em diferentes concentrações, identificando que a formulação de 0,5% m/v apresentava a consistência mais adequada para formação das fibras. RESULTADOS: Os testes iniciais de fiação por sopro com esta formulação resultaram em gotículas ao invés de fibras contínuas, devido à alta tensão superficial da água como solvente. Para melhorar os resultados, foram adicionados tensoativos (Tween 80 e PVA), porém, as tentativas subsequentes também falharam em produzir o spray contínuo necessário para a formação das fibras desejadas. Além disso, amostras de goma do cajueiro também foram testadas, mas enfrentaram desafios similares na formação de fibras estáveis durante o processo de fiação por sopro. A não automação do equipamento dificultou o controle preciso dos parâmetros de processo, como a vazão da solução e a pressão de ar, essenciais para o sucesso da técnica. Embora as blendas de goma de cajueiro e goma gelana tenham mostrado boa solubilidade em água sob aquecimento para formação de hidrogéis, a pesquisa concluiu que a técnica de fiação por sopro precisa ser otimizada para ser eficaz na produção de biofilmes a partir desses materiais. A inclusão de agentes tensoativos não proporcionou os resultados esperados, indicando a necessidade de investigações adicionais para melhorar a técnica ou explorar solventes com menor tensão superficial. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo destaca a complexidade e os desafios enfrentados na aplicação da fiação por sopro para a produção de biofilmes utilizando biopolímeros naturais. Futuras pesquisas podem focar no aprimoramento dos parâmetros de processo ou na exploração de outras técnicas que possam garantir a formação de fibras contínuas e apropriadas para aplicações biotecnológicas e biomédicas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Biofilmes; 2. Fiação por sopro; 3. Goma de cajueiro; 4. Goma gelana; 5. Biopolímeros.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.