DESENVOLVIMENTO DE UMA BASE MÓVEL DE BAIXO CUSTO COMPATÍVEL COM O ROBOT OPERATING SYSTEM 2 (ROS2)

BEZERRA, Fernando Homobono ¹; JUNIOR, Valter Klein ³; TEIXEIRA, Marco Antonio Simoes ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciência Da Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este trabalho faz parte do projeto “ESTUDO E PROPOSTA DE UM SISTEMA ROBÓTICO PARA A IDENTIFICAÇÃO E RASTREIO DE OBJETOS POR VISÃO COMPUTACIONAL”. O projeto foi dividido em duas frentes, onde uma consiste no desenvolvimento e estudo de algoritmos de visão computacional, enquanto a outra consiste no desenvolvimento e estudo de uma base móvel para protótipos na área de robótica móvel. Este trabalho consiste na idealização, estudo e confecção da base móvel. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho consiste em estudar e desenvolver uma base móvel para que possa ser utilizada para a validação de algoritmos de sistemas inteligentes voltados para a área de robótica móvel, tais como algoritmos de localização, navegação e mapeamento para robôs móveis. MATERIAIS E MÉTODO: Para se alcançar o objetivo, o primeiro passo consistiu em uma pesquisa na literatura e no mercado de bases móveis comerciais, a fim de identificar qual o melhor caminho a seguir. Este projeto não possui recursos externos, logo a pesquisa inicial deve levar em consideração opções de baixo custo. RESULTADOS: A partir do período de desenvolvimento, podemos destacar que houve sucesso na implementação de um software customizado na placa de hoverboard, além de encontrarmos uma solução econômica e prática para a estrutura do projeto. Os mecânicas básicas do projeto foram bem-sucedidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, este trabalho cumpriu seu objetivo, identificando e validando uma abordagem viável para o desenvolvimento de uma base móvel de baixo custo, que pode ser integrada a equipamentos de controle e sensores para a validação de algoritmos para robôs móveis.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Eficiência; 2. Hoverboard; 3. Base móvel; 4. Custo-benefício; 5 Open-source.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.