O USO DE SOLUÇÃO OTOLÓGICA, COMO AUXILIAR DE UM EXAME ENDOSCÓPICO EM CÃES

GOMES, Maria Izabel Glasser Marques Carreira ¹; TASQUETI, Ubirajara Iobe ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A otite externa é uma condição comum na prática clínica veterinária, representando entre 7,5% a 20% dos casos. Caracteriza-se pela inflamação do conduto auditivo externo e pode se tornar crônica, complicando o tratamento e levando ao aumento da produção de cerúmen e infecções secundárias. A otite média, que frequentemente resulta de uma otite externa não tratada, é uma extensão da inflamação e pode causar aumento da porosidade da membrana timpânica. O diagnóstico e manejo dessas condições podem ser desafiadores, mas a vídeo-otoscopia se destaca como uma ferramenta eficaz para examinar o conduto auditivo externo, permitindo a coleta de material, remoção de exsudato e visualização das estruturas internas. A limpeza do conduto auditivo, muitas vezes necessária antes do exame, pode ser facilitada por agentes ceruminolíticos. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo determinar se o ceruminolítico contendo Esqualeno 20% e Tris-EDTA beneficiava mais a qualidade e duração da vídeo-otoscopia, quando comparado apenas com o uso de solução fisiológica (NaCl 0,9%), por meio da verificação do tempo de exame entre as unidades experimentais e o escore de exsudato. MATERIAIS E MÉTODO: Foram avaliados 10 cães com otite externa, considerando as orelhas direita (n = 10) e esquerda (n = 10). Decidiu-se aplicar o ceruminolítico 10 minutos antes do início do exame apenas nas orelhas direitas, enquanto as esquerdas serviram como grupo controle, sendo realizada a lavagem com NaCl 0,9%. A duração da vídeo-otoscopia, assim como eritema, exsudato e estenose, foram avaliados do início ao fim do exame. Os três sinais clínicos foram classificados em leve (1), moderado (2) e intenso (3). Na leitura dos resultados, foi utilizado o teste estatístico de significância, adotando (p ≤ 0,05), para determinar se havia ou não diferença significativa estatisticamente entre aplicar o ceruminolítico ou não. RESULTADOS: Observou-se que 40% das unidades experimentais direitas (n = 4) apresentavam um escore de exsudato intenso inicialmente, que caiu para 0% ao final do exame. Além disso, 50% dessas orelhas tiveram seu escore diminuído para leve (n = 5), restando apenas 10% com escore moderado (n = 1). Embora o tempo médio das orelhas direitas tenha sido 6 minutos mais rápido, estatisticamente não houve diferença significativa. O prurido, eritema e dor foram sinais clínicos frequentes nas unidades experimentais avaliadas. A solução ceruminolítica, embora útil na remoção de secreções, pode turvar a visualização, prejudicando a qualidade inicial do exame. Das dez membranas timpânicas avaliadas, 60% (n = 6) foram visualizadas, 20% (n = 2) tiveram avaliação parcial e 20% (n = 2) não puderam ser visualizadas. Nenhum paciente necessitou de miringotomia. Na maioria dos condutos, a hiperplasia glandular foi classificada como leve. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados demonstraram que a solução fisiológica de NaCl 0,9% é eficaz na limpeza dos condutos auditivos e que não foi estritamente necessário aplicar ceruminolíticos antes da vídeo-otoscopia.

PALAVRAS-CHAVE: Otite externa; Cães; Vídeo-otoscopia; Ceruminolítico; Solução fisiológica

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.