INTERLEUCINA-18 EM PACIENTES OBESOS ACOMETIDOS PELA COVID-19

NORDER, Gabriela Gonze ¹; NORONHA, Lucia De ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No final de 2019, na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, tomou-se conhecimento de uma doença que causava uma grave infecção respiratória, a COVID-19. Durante a pandemia, identificou-se vários grupos de risco, dentre eles, pacientes com obesidade. Assim, alguns estudos decidiram investigar a fisiopatologia da infecção do COVID-19 em pacientes obesos, e encontraram algumas moléculas que se encontravam aumentadas em ambas as patologias, indagando-se se, ao se sobreporem, essas doenças teriam uma história natural mais grave e alarmante. Dentre essas moléculas, destacou-se uma citocina: interleucina-18, ativada via inflamassoma NRLP3. OBJETIVOS: Nesse sentido, a proposta do presente estudo consiste em avaliar a imunoexpressão tecidual da IL-18, para tentar verificar se há associação entre obesidade e piores desfechos na infecção pelo SARS-Cov-2. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi desenvolvida a partir de amostras pulmonares post-mortem de pulmões de participantes obesos que morreram da forma grave da COVID-19 (n=11). O grupo CONTROLE (n = 9) foi composto por amostras pulmonares de pacientes que morreram por doença cardiovascular e neoplásica, não envolvendo lesões pulmonares. A técnica de imuno-histoquímica foi empregada com o intuito de identificar a imuno expressão das proteínas IL-18 em macrófagos alveolares e pneumócitos do tipo I e II, entre outras células. RESULTADOS: Dentre os participantes obesos que foram a óbito por COVID-19, a maioria é do sexo masculino; a idade média dos participantes do grupo COVID-19 é de 67 anos e a mediana é 68 anos. Em relação ao grupo controle, a maioria também é masculina. A idade média desse grupo é de 62,6 anos com mediana de 65 anos. Nossos dados estatísticos revelaram maior imunoexpressão da IL-18 nos pacientes obesos do grupo CONTROLE quando comparado ao grupo COVID-19. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sendo assim, poderíamos considerar que o grupo de obesos sem COVID-19 (grupo CONTROLE) é mais cronicamente inflamado. Os resultados descritos sugerem que a obesidade e as comorbidades do paciente estão mais envolvidas no aumento da IL-18 e, consequentemente, nessa forma de estado inflamatória.

PALAVRAS-CHAVE: SARS-CoV-2; inflamassoma; obesidade; IL-18

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.