PODER DA TECNOLOGIA: A MUDANÇA DA TÉCNICA SEGUNDO HANS JONAS

PEREIRA, Isabel Sotomaior Alves ¹; SOUZA, Grégori De ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Paranaense
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os avanços tecnológicos contemporâneos, como o desenvolvimento de inteligência artificial, biotecnologia e nanotecnologia, demandam uma profunda investigação filosófica ética. Segundo Hans Jonas, é crucial assegurar que o impacto dessas inovações, seja ele positivo, como a melhoria na qualidade de vida, ou negativo, como os potenciais riscos ambientais e sociais, seja cuidadosamente considerado e gerido. Por exemplo, enquanto a inteligência artificial pode revolucionar setores como saúde e educação, também levanta questões sobre privacidade, segurança e a perda de empregos. Da mesma forma, a biotecnologia oferece soluções promissoras para doenças genéticas, mas pode levar a debates éticos sobre manipulação genética e desigualdade de acesso. Assim, a análise ética proposta por Jonas se torna indispensável para orientar o desenvolvimento tecnológico de forma responsável e sustentável. OBJETIVOS: Esse trabalho visa demonstrar como Hans Jonas identifica as mudanças na técnica pré-moderna e moderna, culminando em um poder tecnológico, por meio da análise das características de ambas as técnicas e mudanças. MATERIAIS E MÉTODO: Foram lidas as principais obras de Hans Jonas: “Técnica, Medicina e Ética” e “O Princípio Responsabilidade” e realizada uma enquete sobre o tema com um grupo heterogêneo de 60 pessoas. RESULTADOS: A maior parte dos entrevistados disse usar recursos tecnológicos, como inteligências artificiais, no cotidiano e apresentavam uma visão positiva, porém receosa sobre o futuro da tecnologia, na qual a tecnologia poderia ser o caminho para a resolução dos problemas ambientais se usada de maneira correta, assim como poderia ser uma agravadora da situação ambiental global atual, se utilizada de maneira imprópria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A evolução técnica e sua fusão com a ciência criaram um poder tecnológico imenso que, apesar de seus benefícios, exige uma ética de responsabilidade para avaliar seus impactos a longo prazo e assegurar um futuro sustentável e justo, assim como afirma o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas.

PALAVRAS-CHAVE: Hans Jonas; Técnica pré-moderna; Técnica moderna; Tecnobiociência; Responsabilidade

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.