O FEMININO NA IGREJA NO MAGISTÉRIO DO PAPA FRANCISCO: FRATELLI TUTTI, HOMILIAS E CATEQUESES, MENSAGEM AO CONSELHO FEMININO DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A CULTURA

KROIN, Elizangela Cristina ¹; CANDIOTTO, Jaci De Fatima Souza ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Na contemporaneidade, a crescente demanda global por reconhecimento da cidadania e dignidade das mulheres, impulsionada por eventos internacionais, destaca a necessidade de uma nova ordem mundial. Este movimento também repercute no campo eclesial, levando as mulheres cristãs a questionar seu papel nas Igrejas e a fomentar um despertar de consciência eclesial. As feministas cristãs, organizadas e unidas, desafiam a cultura geral e religiosa com uma visão profética evangélica.. O pontificado do Papa Francisco tem oferecido novas esperanças para o protagonismo feminino na Igreja, reconhecendo a contribuição teológica das mulheres em sua Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” (cf 2013). OBJETIVOS: A pesquisa proposta buscou analisar a Encíclica Fratelli tutti – 2020 (2ª. Parte), homilias, catequeses e mensagem do Papa Francisco (ao Conselho Feminino do Pontifício Conselho para a cultura – 2020), procurando identificar nesse material quais são as contribuições para a afirmação dos direitos humanos da mulheres à medida que contribui para o seu protagonismo na Igreja católica. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi conduzido em duas fases: uma revisão teórica dos escritos de Francisco e uma pesquisa quantitativa com graduadas em Teologia (próxima etapa). Integrando Teologia e Direitos Humanos, o projeto será desenvolvido por professoras da Pós-Graduação em Teologia e Direitos Humanos e buscará explorar os desafios e avanços no protagonismo feminino na Igreja. Buscará explorar os desafios e avanços no protagonismo feminino na Igreja. Os documentos pertencentes ao plano desenvolvidos froa: Encíclicas (Fratelli tutti – 2020; Laudato Si’ – 2015; Lumen fidei – 2013); – Exortações apostólicas (Querida Amazônia – 2020; Christus vivit – 2019; Gaudete er exsultate – 2018; Amoris laetitia – 2016; Evangelii Gaudium – 2013). – Discursos do papa Francisco sobre o Dia Internacional da Mulher. – Antiquum ministerium (2021 – Instituição do Ministério do catequista). – Homilias e catequeses (apenas aquelas que se referem ao tema). – Mensagem do papa Francisco ao Conselho Feminino do Pontifício Conselho para a cultura (2020). RESULTADOS: O pontífice com frequência enfatiza a importância da dignidade e do respeito pelas mulheres, destacando a necessidade de reconhecer o papel crucial das mulheres na Igreja e na sociedade. Tem condenado a violência e a discriminação contra as mulheres. Tem enfatizado a necessidade de aumentar a presença e a participação das mulheres em papéis de liderança dentro da Igreja, embora ainda haja limitações significativas nesse campo, além disso, tem reconhecido as críticas e os desafios que as mulheres enfrentam dentro da Igreja e tem feito alguns esforços para ouvir e responder a essas preocupações, embora muitos acreditem que ainda há um longo caminho a percorrer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa pesquisa ajuda a perceber um equilíbrio entre a valorização das contribuições das mulheres e as limitações impostas pelas tradições da Igreja Católica, refletindo um desejo de avançar na igualdade de gênero dentro dos limites doutrinários da instituição.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Mulheres; 2. Igreja; 3. Documentos Oficiais; 4. Papa Francisco; 5. Protagonismo feminino.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.