TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DO ESTADO DA ARTE

CUNHA, Georgia De Cerjat Bernardes Pereira Da ¹; AOKI, Tatiany Honorio Porto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os estudantes universitários apresentam altos índices de ansiedade, depressão, estresse e demais fatores prejudiciais relacionados a saúde mental. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo investigar o que a literatura propõe acerca do uso da Terapia de Aceitação e Compromisso em estudantes universitários. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso foi utilizado como método a revisão de literatura apoiada na metodologia PRISMA. Para essa pesquisa foram considerados estudos experimentais, com e sem grupo controle e randomização, cujos participantes eram estudantes universitários. Não foi aplicado restrição em relação a idade dos participantes. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo, BVS e Wiley. A extração de dados foi realizada no dia 23 de setembro de 2023 e a data de publicação não interferiu na seleção de estudos. Foram utilizados os descritores “Terapia de Aceitação e Compromisso” e “estudantes” assim como suas traduções para o inglês. Os artigos selecionados para a leitura integral foram analisados em três grupos: dados bibliográficos, estrutura da intervenção e resultados da intervenção. RESULTADOS: : A partir da análise dos resultados, constatou-se que houve uma melhora clinicamente significativa na redução de sintomas de ansiedade, depressão, estresse, procrastinação, raiva, sintomas relacionados ao estresse pós-traumático e um aumento na flexibilidade psicológica, fusão cognitiva, autocompaixão e em uma vida direcionada aos valores. Entretanto, os autores destacam que não foram registradas melhoras em comportamentos relacionados ao uso de álcool, preocupações alimentares e hostilidade. Salienta-se que 63% das intervenções realizadas foram realizadas na modalidade online, e foram priorizadas as técnicas da ACT em um modelo autoguiado, ao invés de uma intervenção realizada ao vivo ou semelhante a um processo de psicoterapia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso da ACT se mostra promissor na redução dos principais sintomas relacionados a saúde mental, relatados por estudantes universitários. Entretanto são necessários mais estudos que avaliem o uso da Terapia de Aceitação e Compromisso de maneira individualizada nesse público, assim como pesquisas que comparem o uso dessa prática com demais linhas teóricas dentro da psicologia. Sugere-se também a comparação de uma mesma variável em estudantes do sexo feminino e masculino, a partir do uso de técnicas da Terapia de Aceitação e Compromisso.

PALAVRAS-CHAVE: Estudantes; Terapia de Aceitação e Compromisso; Revisão Sistemática.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.