LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS COTIDIANAS NA VILA TORRES – CURITIBA

CORREIA, Luiza Cascaes ¹; BUGS, Geisa Tamara ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O projeto de pesquisa e extensão “Mulheres e o Direito à Cidade: Fortalecimento e Divulgação das Práticas Comunitárias Cotidianas” investiga as relações solidárias e os saberes e práticas que sustentam redes de mulheres na Vila Torres (Curitiba/PR). A Vila Torres possui cerca de nove mil habitantes e está localizada entre os bairros Prado Velho e Jardim Botânico, na entrada da capital, às margens do Rio Belém, num território reconhecido pela atividade de reciclagem. OBJETIVOS: O objetivo da atual etapa do projeto é instrumentalizar as mulheres, através de oficinas temáticas nos eixos: tecnologias de informação/digitais, cartografia social, liderança/participação social, e educação ambiental e gestão de riscos. MATERIAIS E MÉTODO: Essas oficinas são customizadas com base nos ensinamentos adquiridos nas etapas anteriores, aqui descritas. No decorrer da primeira etapa foram realizadas pesquisas teóricas de embasamento conceitual, apresentadas em seminários internos. Além de revisão de abordagens metodológicas qualitativas, feministas e de inspiração etnográfica, realizamos uma análise de conteúdo de artigos com casos semelhantes. Na segunda etapa realizamos 12 visitas de campo na Vila Torres em locais estratégicos, como associação de moradores, paróquia, padaria comunitária, e ONGs. Nestes encontros, a equipe de pesquisa e as participantes da comunidade trocaram experiências e saberes em rodas de conversas. RESULTADOS: A escuta atenta e os apontamentos dos encontros possibilitaram refinar o formato e escopo das oficinas, assim planejadas: formação de liderança e cidadania (realizadas em abril/maio), mobilização social utilizando redes sociais (realizada em agosto), cartografia social para mapeamento das iniciativas empreendedoras de mulheres, e de educação ambiental relacionada aos acúmulos de resíduos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu-se também que as mulheres sentem maior conforto quando as oficinas são aplicadas em seu território dentro da Vila Torres e em horário não comercial, tendo em vista que boa parte do público-alvo das oficinas tem funções maternas e trabalho nesses horários.

PALAVRAS-CHAVE: Redes de mulheres; oficinas; empoderamento; saberes locais; direito à cidade

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.